Lula preside solenidade de 55 anos do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) comemorará 55 anos de criação nesta quarta-feira, 26 de abril, em solenidade presidida por Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, às 15h30. Na oportunidade, será anunciado o reajuste dos valores e aumento de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Iniciação Científica.

Durante a cerimônia, serão homenageados, pelo Presidente Lula, servidores, pesquisadores e parceiros que colaboraram com as atividades da Agência e com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. Participam, ainda, do evento o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o Presidente do CNPq, Erney Camargo.

Será entregue o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia aos agraciados da última edição, em 2000, e haverá o relançamento do Prêmio, que passa a contar com a parceria da Fundação Conrado Wessel. O Prêmio será concedido anualmente a um pesquisador de qualquer área do conhecimento que tenha prestado relevante contribuição nos campos da ciência e tecnologia. Os vencedores de 2000 são: Jayme Luiz Szwarcfiter e Benedito José Viana da Costa Nunes.

Agraciados
Cinqüenta e cinco servidores que completaram 25 anos no CNPq em 2005 também serão homenageados, e entregue o Prêmio Desempenho e Qualidade, concedido ao servidor de destaque pela dedicação e contribuição ao desempenho do CNPq.

Este ano o diploma de Pesquisador Emérito do CNPq, título concedido a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica, será concedido a nove pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento: a Aïda Espínola, Gláucio Ary Dillon Soares, Jesus Santiago Moure, Ramayana Gazzinelli, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Wladimir Lobato Paraense, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Paschoal Ernesto Américo Senise e José Goldemberg.

Além disso, serão homenageados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação dos Servidores do CNPq (ASCON), os Deputados Federais Ariosto Holanda, Carlito Merss, Eduardo Campos, Renato Casagrande, Nazareno Fonteles, Walter Pinheiro, Júlio Semeghini, Alex Canziani e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg.

Crédito: Assessoria de Comunicação Social do CNPq