IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0016 - 27 de julho de 2005

» Fundo Inovar Semente
O fundo Inovar Semente, novo programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia, pretende investir R$ 300 milhões em empresas nascentes de base tecnológica. O anúncio do fundo foi feito no final de junho em São Paulo.
 
» Censo dos grupos de pesquisa
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acaba de divulgar o censo 2004 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Essa é a sétima publicação do gênero realizada desde 1993. Os três últimos estudos, feitos a partir de 2000, estão disponíveis na íntegra na internet.
 
» Terminologia farmacêutica - parte II
Biodisponibilidade e absorção, termos comumente encontrados na literatura farmacêutica são comentados pelo professor François Noël que é nosso colaborador nesta série sobre terminologia farmacêutica.
   
» Entrevista com Suely Lins Galdino
Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (GPIT) da Universidade Federal de Pernambuco, a professora Suely Galdino atua em várias linhas de pesquisa, entre elas uma sobre o desenvolvimento e avaliação farmacológica e clínica de novos medicamentos para a esquistossomose, uma das chamadas "doenças negligenciadas" . Nesta entrevista ao Boletim IVFRJ On Line, ela fala sobre as formas de se combater essas doenças no Brasil e porque a indústria farmacêutica segue o interesse mercadológico e não farmacológico.
   
» Fármacos que falam português
 
Durante a 57ª Reunião da SBPC, o prof. Eliezer Barreiro, coordenador do IVFRJ, participou do simpósio Química para o desenvolvimento sustentável: do biodisel ao fármaco. Ele questionou "como uma sociedade pode ser soberana para cuidar de sua saúde com fármacos que falam vários idiomas, menos o seu próprio?"

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Larissa Werneck | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: