IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0018 - 08 de setembro de 2005

» I Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos
No dia 20 de setembro, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Maurício Chacur, falará sobre o tema Potencial do Rio de Janeiro na área de fármacos.
 
» Alga do litoral brasileiro é promessa no combate ao HIV
Pesquisadores da UFF descobrem atividade antiviral em algas pardas encontradas no litoral fluminense e na costa do Atol das Rocas. O estudo de dez anos demonstrou que substâncias extraídas das algas foram capazes de inibir em 95% a repicação do vírus da Aids.

Foto: D&M Litter
 
» Parceria Brasil e Argentina no combate ao HIV
O ministro da Saúde, Saraiva Felipe e o ministro da Saúde e Ambiente da Argentina, Ginés González Garcia assinaram, em Buenos Aires, no dia 22 de agosto, um protocolo de intenções para o estabelecimento de um programa conjunto de pesquisa e produção de medicamentos estratégicos para os dois países. A parceria faz parte de um esforço conjunto para combater o avanço do HIV e diminuir os custos da produção de medicamentos anti-retrovirais.
   
» Terminologia farmacêutica
  Qual a diferença entre Farmacogenética e Farmacogenômica? Confira as explicações e comentários do professor François Noël que é nosso colaborador nesta série sobre terminologia farmacêutica.
   
» Perfil dos Conselheiros do IVFRJ
 
O médico veterinário Luís Eduardo Ribeiro da Cunha é o Diretor Científico do Instituto Vital Brazil e faz parte do conselho do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro.
   
» Entrevista com Raimundo Braz Filho
O professor Raimundo Braz Filho, Reitor da UENF, fala sobre as pesquisas do Setor de Química de Produtos Naturais do Laboratório de Ciências Químicas da universidade, que busca princípios ativos de plantas típicas da região Norte/Noroeste Fluminense.
   
» Semana Nacional de C&T
 
Instituições interessadas em organizar eventos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realiza de 3 a 9 de outubro, já podem se cadastrar por meio de formulário disponibilizado no site oficial.

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Larissa Werneck | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: