IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0020 - 21 de outubro de 2005

» I Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos
Atos regulatórios e a manipulação farmacêutica

Debate e muitas sugestões. Esse foi o balanço da terceira palestra do I Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro (IVFRJ).
O tema Atos Regulatórios e a Manipulação Farmacêutica, apresentado por Luiz Fernando Chiavegatto, presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), inspirou colaborações preocupadas com a fiscalização da qualidade do fármaco. Entre as idéias estão a criação de uma agência de fomento e a implantação de um serviço de monitoramento dos medicamentos em parceria com as universidades.
 
» Nanotecnologia farmacêutica
Químicos da Universidade Estadual de Campinas desenvolvem um sistema, no qual nanopartículas de ouro e um pigmento produzido por uma bactéria amazônica transportam substância antitumoral até células leucêmicas. As nanopartículas têm cerca de quatro bilionésimos de metro e todo o ataque ocorre mantendo intactas as células saudáveis.
 
» Agência de Gestão e Inovação Farmacêutica
AGIF trabalha para aproximar integrando todos os participantes do processo de desenvolvimento e inovação tecnológica no Brasil e formar uma plataforma tecnológica nacional capaz de posicionar o país como um pólo gerador de novas drogas e inovação farmacêutica. A agência desenvolve anualmente cursos sobre a Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual destinados aos pesquisadores, às indústrias farmacêuticas e ao governo.
   
» Lei de Inovação é regulamentada
  O decreto de regulamentação da Lei de Inovação Tecnológica foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova lei prioriza três pontos: a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; e o estímulo à inovação na empresa.
   
» O setor empresarial farmacêutico e a Conferência Nacional de CT&I
 
Vem aí a terceira Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realiza em Brasília, de 16 a 18 de novembro. Até a data do evento, estaremos publicando depoimentos de diferentes profissionais da área, sobre as expectativas do setor empresarial farmacêutico quanto a conferência, considerando o fármaco como política estratégica. Confira a resposta do Dr. Carlos Paris, Diretor Médico e de Pesquisa e Desenvolvimento da Apsen Farmacêutica.
   
» Prêmio Jovem Cientista
A edição de 2005 do concurso bateu um recorde de participações. Foram registrados para a disputa 1.281 trabalhos. No ano passado, participaram 721 pessoas. O aumento registrado para este ano é de 77,6%.

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Larissa Werneck | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: