IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0023 - 21 de dezembro de 2005

» Automedicação: o grande risco dos produtos naturais
 
A falta de informação dos consumidores é o principal fator que leva a falsa idéia de segurança total no uso de plantas medicinais em tratamentos de saúde. O dado é revelado no estudo do professor Valdir Veiga Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que teve recentemente publicado pela revista Química Nova o artigo Plantas Medicinais: cura segura?. No artigo, ele afirma que grande parte dos usuários desses produtos acredita que os remédios são realmente seguros por serem naturais devido a "difusão de informações errôneas sobre os efeitos das plantas medicinais".
   
» XII Escola de Verão
Vem aí mais uma Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal. A décima-segunda edição do evento se realiza de 13 a 17 de fevereiro de 2006 e recebe inscrições até o dia 20 de janeiro. Este ano, o evento contará com a participação do Dr. Simon Campbell, diretor da equipe que desenvolveu o fármaco Sildenafil na Pfizer e do Dr. Paul Leeson, diretor de Química Medicinal do Laboratório Astra-Zeneca.
 
» Medicamento contra malária
Com os resultados de pesquisa realizada pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um medicamento feito a partir das folhas da artemísia, uma planta de origem chinesa, será totalmente produzido no país pela empresa Labogen, de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Em 2006, a planta produzida no Brasil será processada e transformada em antimalárico.
   
» Filme sobre empresa farmacêutica lança polêmica no mercado
  O longa metragem "O Jardineiro Fiel", do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, mostra um lado negro de uma hipotética empresa farmacêutica. O boletim IVFRJ On Line convidou o professor Antônio Paes de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (Abrabi), e presidente da Extracta para comentar o filme. "A prática mostrada no filme, não existe aqui", afirmou Paes de Carvalho.
   
» Riscos do paracetamol
  Analgésico e antitérmico comum em todo o mundo, o paracetamol foi alvo de estudos que comprovaram que este fármaco tem trazido alguns riscos para a saúde. Duas pesquisas divulgadas no exterior esclarecem os problemas que podem ser causados por esse medicamento.

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Fernando Lopes | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: