IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0024 - 19 de janeiro de 2006

» 20 de janeiro - Dia do Farmacêutico
 
Uma homenagem do IVFRJ aos Farmacêuticos
Peça fundamental em todos os serviços na área de saúde, o farmacêutico tem em 20 de janeiro, o seu dia especial. De acordo com a enciclopédia Barsa, o documento farmacológico mais antigo que se conhece retrata algumas receitas para o preparo de medicamentos, que aparecem numa placa de argila com cerca de cinco mil anos, encontrada em escavações realizadas na Suméria.
   
» Dengue: o vilão do verão
Com a entrada do verão, a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta os riscos de casos de dengue, em particular no Estado do Rio de Janeiro. A tentativa de informar a população sobre os riscos da doença e, principalmente, comunicar as formas de precaução tem obtido algum resultado neste período.
 
» Nanotubos já podem ser encontrados no Brasil
Mesmo ainda distantes dos supermercados e das lojas especializadas, os nanotubos de carbono já podem ser comprados no Brasil. Os nanotubos de carbono são uma das grandes conquistas tecnológicas da década de 1990 e hoje estão sendo produzidos nos laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e comercializados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da mesma instituição.
   
» Dr. Jerson Lima ganha prêmio mundial
  Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dr. Jerson Lima Silva é um dos ganhadores do Prêmio TWAS 2005, oferecido pela Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).
   

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Fernando Lopes | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: