IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0030 - 24 de maio de 2006

» Propaganda e uso racional dos remédios
 
No dia 30 de maio será a próxima palestra do I Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro. O palestrante será o profesor José Augusto Cabral de Barros do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco. Autor do livro Políticas Farmacêuticas: a serviço dos interesses da saúde?, ele falará sobre a Propaganda e o uso racional dos remédios. Em entrevista ao IVFRJ On Line, o professor José Augusto falou sobre sua apresentação.
 
» Pesquisadores do Rio apóiam veto ao projeto contra uso de animais em pesquisas científicas
Em reunião, realizada no dia 23 de maio na Câmara Municipal, com representantes da comunidade científica foi aprovada a manutenção do veto do prefeito César Maia ao projeto que proíbe o uso de animais em pesquisas científicas. Os pesquisadores também recomendaram a criação de grupo de trabalho para examinar os problemas gerados por pesquisas com animais.

» Nanopartículas são base para novo fármaco
  Um fungo encontrado em vegetais e uma bactéria originária da Amazônia são a base de sistemas nanobiotecnológicos com potencial para uso no transporte e entrega de medicamentos dentro do organismo humano e até na produção de tecidos com propriedades bactericidas. A pesquisa está sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas.
   
» Theodore Peckolt: pioneiro da fitoquímica
  O farmacêutico alemão Theodoro Peckolt (1822-1912), foi um dos mais importantes exploradores e naturalista estrangeiro a estudar a flora tropical no Rio de Janeiro. Incentivado pelo botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), Peckolt enviava sementes para os jardins botânicos de Berlim e Munique, em troca de de 50 mil-réis mensais. E foi com esse trabalho, que este farmacêutico realizou o primeiro estudo químico sistemático da flora brasileira.
   
  Capes vai divulgar na internet teses e dissertações
  Todas as dissertações de mestrado e as teses de doutorado defendidas no país terão de ser disponibilizadas num endereço da internet e poderão ser consultadas por qualquer interessado. Uma portaria da Capes obriga os programas de mestrado e doutorado stricto sensu a apresentar uma cópia em arquivo digital de cada tese e dissertação aprovada. Estima-se que, neste ano, o volume atinja 50 mil trabalhos acadêmicos, sendo 75% de dissertações de mestrado e 25% de teses de doutorado.
   
   
» Nota
  » Site da Semana de C&T está no ar
     

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Fernando Lopes | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: