IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0031 - 30 de junho de 2006

» Rio tem Centro Diagnóstico de Hipertemia Maligna
  Inaugurado em 1993, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Centro Diagnóstico de Hipertemia Maligna (HM) serve como referência para os estudos da doença no Brasil. O problema , desencadeado durante o processo de anestesia geral, afeta 14 mil pessoas em todo o mundo e leva à morte 70% dos enfermos. Em entrevista ao IVFRJ Online, o professor Roberto Takashi Sudo, que é especialista na doença e pesquisador do Departamento de farmacologia da universidade, fala sobre a fundação e benefícios desse centro diagnóstico, que inclui um projeto com a indústria no sentido de estudar e produzir medicamentos capazes de reverter a crise de HM.
   
» Sociedade Brasileira de Química cria Prêmio Fernando Galembeck
  O prêmio é uma homenagem ao professor Fernando Galembeck do Instituto de Química do Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto do Milênio de Materiais Complexos. Essa é uma distinção específica para a inovação tecnológica em química e o ganhador da primeira edição foi o próprio Galembeck.
 
» Diretor-presidente da Anvisa fala sobre medicamento fracionados
  Em vigor desde o dia 12 de maio, as novas regras para os fracionados ampliaram o acesso da população aos medicamentos, sem afetar a sua qualidade. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, concedeu uma entrevista sobre o tema no site da Agência. O diretor garantiu a qualidade dos processos e destacou os benefícios desse tipo de medicamento nos tratamentos. "Os fracionados estão sujeitos aos mesmos padrões de produção de todos os outros medicamentos à disposição no mercado nacional", afirmou.
   
» Faperj lança edital Cientista do Nosso Estado
  A Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) acaba de lançar uma nova edição do edital Cientistas do Nosso Estado. As bolsas são destinadas a apoiar os melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área. A data limite para submissão dos propostas é o dia 31 de julho. Serão concedidas 300 bolsas, no valor de R$ 2 mil, válidas pelo prazo máximo de 24 meses. As bolsas entrarão em vigor em janeiro de 2007.
   
  Doenças negligenciadas tem edital
  O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou o edital para financiar pesquisas sobre doenças negligenciadas. Entre elas, dengue, doença de Chagas, hanseníase, leishmanioses, malária, tuberculose, e temas transversais, sobre aspectos que podem ser de utilidades para as diversas enfermidades do programa de doenças negligenciadas. O total de recursos é de R$ 20 milhões, oriundos do Departamento de C&T da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
   
» Notas
  Wanderley de Souza ganha prêmio FCW

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Fernando Lopes | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: