IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0035 - 18 de setembro de 2006

» Vigilância Sanitária: importância e desafios para a proteção da saúde
  A professora Ediná Alves Costa, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, é a palestrante convidada do Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro. Com o tema Vigilância Sanitária: Importância e Desafios para a Proteção da Saúde, a professora se apresenta no dia 19 de setembro, às 16 horas, no Auditório Hélio Fraga, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro de Ciências da Saúde, Bloco K, 2º andar, Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro.
   
» Pílula contra o alcoolismo começa a ser produzida no Brasil
 
O Revia, considerado nos EUA o medicamento mais atualizado para o tratamento dos dependentes do álcool, começa a ser produzido no Brasil. O laboratório Cristália, que antes importava o remédio diretamente do fabricante, o laboratório Dupont Pharma, desenvolveu e passou a produzir localmente o seu princípio ativo o que representou uma queda de mais de 50% em seu preço de venda.
 
» Pesquisadores da Fiocruz decifram genoma do bacilo da tuberculose
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) estão trabalhando no seqüenciamento do genes da tuberculose. O projeto Genoma do BCG Moreau-RJ fará o seqüenciamento dos genes da cepa da vacina contra tuberculose aplicada no Brasil. A iniciativa permitirá a melhoria da eficácia, diminuição dos efeitos colaterais e ampliação do controle de qualidade na produção da vacina utilizada no combate à doença que infecta anualmente cem mil pessoas no país. Orçado em R$ 500 mil, o projeto será concluído até março de 2005.
   
» Anvisa alerta sobre uso inadequado de medicamentos
  Metade dos medicamentos vendidos no Brasil é usada de forma errada pelos pacientes. No caso dos antibióticos, a situação é mais grave. De cada quatro comprimidos, só um é consumido corretamente. Os números da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que apenas 15% da população brasileira consomem metade da produção farmacêutica. E mesmo quando há prescrição médica, os erros são grandes.
   
» Genéricos estão em alta
  Pesquisa do Grupo Pró-Genéricos revela que preços de genéricos estão cada vez menores do que os medicamentos de marca e cresce o número de consumidores. Os medicamentos genéricos fecharam o primeiro trimestre de 2006 com 41,6 milhões de unidades no mercado brasileiro contra 32,9 milhões em igual período de 2004.
   
» Notas
 
» Vacina contra o câncer aprovada

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: