IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0036 - 02 de outubro de 2006

» Instituto Virtual de Fármacos completa três anos
  O professor Eliezer Barreiro, coordenador do Instituto Virtual de Fármacos (IVFRJ) faz um balanço da atuação do instituto ao longo desses três anos e fala sobre os próximos desafios.
   
» Vigilância Sanitária é tema de palestra no Ciclo de Conferências do IVFRJ
  Quais são as funções de uma agência reguladora de medicamentos? Para responder essa e outras questões o professor Antonio Carlos Zanini, professor associado de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, especialista em farmacoeconomia, apresentará no dia 17 de outubro a palestra Vigilância Sanitária, Barreiras Técnicas e Autonomia no País em Medicamentos. A apresentação faz parte do Ciclo de Conferências do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro e se realiza às 16 horas, no Auditório Hélio Fraga, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro de Ciências da Saúde, Bloco K, 2º andar.
   
» Auto-medicação: uma epidemia com riscos ocultos
 
O crescimento do hábito do brasileiro de se auto-medicar está preocupando médicos, farmacêuticos e autoridades sanitárias de todo o país. Dados alarmantes revelam que os medicamentos são a maior causa de intoxicação humana e que metade daqueles vendidos no Brasil é usada de forma errada pelos pacientes. Diferentes questões envolvendo a auto-medicação farão parte de uma série de matérias que começam a ser publicadas nesta edição do Boletim IVFRJ On Line.
 
» Semana Nacional de C&T incentiva a criatividade e a inovação
A 3ª edição será em Brasília, de 16 a 23 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, local central e de fácil acesso à toda a população. Este ano o tema proposto é inspirado nos feitos de Alberto Santos Dumont, já que em 2006 comemora-se o Centenário do Vôo do 14 Bis. A expectativa é que todos realizem atividades que estimulem a criatividade e a inovação e que levem as pessoas a conhecerem melhor Santos Dumont e suas contribuições para o desenvolvimento da aviação.
   
» Um pouco de terminologia: o que é sinergismo?
  Os artigos publicados pelo professor François Noël, do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, são bastante esclarecedores. Nesta edição, ele escreve sobre o termo sinergismo de fármacos, que começou a ser conhecido pelo público em geral nas publicações sobre a AIDS.
   
» Notas
 
» Pesquisador da Uenf isola novo alcalóide

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: