IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0037 - 19 de outubro de 2006

» Auto-medicação: informação é a melhor solução
  Campanhas informativas sobre o uso correto dos medicamentos estão sendo desenvolvidas, em várias cidades brasileiras, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos da auto-medicação. O Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), médicos, farmacêuticos e estudantes universitários estão engajados em ações para difundir a importância do profissional de saúde na prescrição de medicamentos.
   
» Banco de competências na área de saúde do Rio de Janeiro
  Um banco de dados com todos os hospitais, indústrias, laboratórios, ONG's, autoridades e universidades situados no estado do Rio de Janeiro acaba de ser publicado no site do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro (IVFRJ). O resultado de meses de pesquisa da equipe do Instituto apresenta, aproximadamente, 1,5 mil registros com o nome, o endereço, a homepage, o telefone e o e-mail dos cadastrados.
   
» Jornada semanal de 30 horas para farmacêuticos
 
Com o apoio de sindicatos, associações, conselhos e outras entidades, a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) lidera um movimento nacional, em busca da aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei Complementar, que fixa em 30 horas a jornada máxima semanal de trabalho para os farmacêuticos. O projeto em discussão faz parte de uma luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) da CUT pela redução da carga horária de todos os trabalhadores de Saúde e tem o respaldo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A jornada semanal de 30 horas é recomendada porque ela beneficia pacientes, usuários e trabalhadores de saúde do mundo inteiro.
 
» Dormideira pode gerar produto anticárie
A planta Mimosa pudica, uma das espécies popularmente conhecidas como "Dormideira", contém uma ou mais substâncias capazes de inibir ou eliminar a principal bactéria responsável pela cárie dentária: o Streptococcus mutans. A constatação destes efeitos é de uma pesquisa desenvolvida na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), que já gerou o depósito de uma patente junto ao INPI. Depois de verificar a atividade biológica do extrato bruto da planta, os pesquisadores buscam isolar uma ou mais substâncias responsáveis por essa atividade.
   
» Prêmio Nobel de Química
  O pesquisador americano Roger Kornberg, da Universidade de Stanford, conquistou o prêmio Nobel de Química 2006 por seus estudos sobre como a informação armazenada nos genes é copiada e transferida para a região das células onde as proteínas são produzidas. Kornberg segue os passos do pai, que em 1959, recebeu o Nobel de Medicina, por seus trabalhos sobre a genética.

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: