IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0038 - 17 de novembro de 2006

» Marketing de medicamentos estimula a automedicação
  Na terceira reportagem da série sobre automedicação, mostramos como a propaganda e o marketing dos medicamentos influencia no consumo. Segundo especialistas, a freqüente associação da saúde, com o uso de medicamentos, promovida pelo tripé formado pela indústria farmacêutica, agências de publicidade e empresas de comunicação, estimulam o imaginário curativo da população brasileira que acredita na ciência e tecnologia manifestada através de pílulas.
   
» Projeto de lei quer transformar farmácia em estabelecimento de saúde
  Para reforçar o papel das farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, entidades farmacêuticas e organizações de saúde, de todo o país, unem-se em campanha pela aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4385/1994. O projeto dispõe sobre ações e serviços de assistência farmacêutica e propõe transformar as farmácias em unidades de prestação de serviços de saúde, articuladas ao SUS. Há 12 anos o projeto de lei tramita na Câmara e desde 2000 está pronto para entrar em votação no plenário. Com a mobilização da classe e o apoio de importantes lideranças no Congresso, espera-se que o tema seja colocado em pauta até 2007.
   
» Selo de qualificação para farmácias de manipulação
 
Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrados criou o Sistema Nacional de Aprimoramento e Monitoramento Magistral no Rio de Janeiro - SINAMM, como objetivo de complementar controle de qualidade dentro das farmácias, através de uma auditagem técnica personalizada. Para facilitar a identificação, as farmácias que participam do programa têm o direito de utilizar o selo de qualificação - exposto nas lojas e colado em todos os medicamentos produzidos por elas.
 
» Notas
» Sistema brasileiro de combate a dengue é premiado
» Remédio contra a obesidade beneficia diabéticos

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: