IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0040 - 14 de dezembro de 2006

» VI Encontro internacional de Vigilância Sanitária
  A cidade do Rio de Janeiro sediou, de 6 a 8 de dezembro, o VI Encontro Internacional dos Profissionais de Vigilância Sanitária, no Hotel Le Meridien, em Copacabana. Com o tema "Ações Regulatórias de Vigilância Sanitária no Mundo Globalizado - fundamentos e perspectivas", o evento reuniu autoridades ibero-americanas em Vigilância Sanitária, e profissionais de instituições públicas e privadas, dos setores regulatórios e regulados, para discutir importantes temas relacionados à área de alimentos, cosmética, farmacêutica e equipamentos médico-hospitalares.
   
» Não ao simples comércio
  O Conselho Regional de Farmácia/RJ está realizando campanha para se pensar e discutir sobre o momento da compra do medicamento. Com o slogan "Farmácia não é um simples comércio. Sua vida não tem preço. Fazer da farmácia estabelecimento de saúde é de interesse público" o CRF/RJ alerta para o perigo. No Congresso Nacional se encontra o Projeto Ivan Valente, que define a farmácia como estabelecimento de saúde. Entidades farmacêuticas de todo o país estão reivindicando, através da campanha, a colocação em pauta do projeto para a votação, pois acreditam que somente a mudança na legislação pode deflagrar uma nova etapa nas políticas de saúde do Brasil. Confira a entrevista do Dr. Carlos Santarem, presidente do CRF/RJ, sobre alguns pontos importantes da campanha.
   
» Ouro, incenso e mirra
  As propriedades químicas e farmacológicas das três dádivas ofertadas pelos Reis Magos: ouro, incenso e mirra, há 5.000 anos já eram explorados na Alexandria, pelos egípcios. Atualmente cientistas de várias partes do mundo têm desenvolvido estudos que comprovam a eficácia de seus usos e propõe novas aplicações na medicina para os régios presentes.
 
» Falta de pesquisadores é apontada como um dos gargalos da indústria química do país
A falta de pesquisadores experientes no país ainda é um dos principais gargalos do setor da indústria química. A avaliação é do vice-presidente do Conselho Curador da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Kurt Politzer. Ele acredita que esse déficit se deve, em parte, à falta de recursos financeiros em algumas universidades federais do país. Apesar de o quadro ser melhor nas instituições estaduais, Politzer acredita que é necessário ter uma compreensão, na esfera federal, de que as universidades precisam de mais recursos do que têm recebido.
 
» Notas
» Pesquisa para o SUS
» Inovação no setor terapêutico
» Mapa global da malária

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: