IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0043 - 28 de março de 2007

» Modelagem molecular: dos algoritmos aos fármacos
 
O que o desenvolvimento de algoritmos tem a ver com a criação de um novo fármaco? Em entrevista ao IVFRJ On Line, o professor Laurent Emmanuel Dardenne explica o trabalho do Grupo de Modelagem Molecular de Sistemas Biológicos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, Rio de Janeiro. A pesquisa multidisciplinar envolve físicos, biólogos, engenheiros, matemáticos, e profissionais da área de computação, que tem como foco principal o desenvolvimento de programas, novos métodos e algoritmos que sejam úteis para as áreas de Química Medicinal e Biologia Estrutural.
   
» Novo microbicida é extraído de algas marinhas
  Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Fundação Ataulpho de Paiva e a Saint George's Medical School, de Londres, iniciaram em fevereiro testes de uma substância com atividade potencial contra o vírus causador da Aids. O composto poderá vir a ser a substância ativa de um microbicida com potencial para prevenir a transmissão do HIV.
   
» Nova política leva plantas medicinais e fitoterápicos ao SUS
  Atendendo a uma demanda da sociedade brasileira, em 2006, o Ministério da Saúde criou duas políticas públicas para normatizar o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, no Sistema Único de Saúde (SUS). Após cinco anos de discussão entre o governo, comunidade científica e a Casa Civil, foi assinado o decreto que deliberou sobre a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este decreto estabeleceu as linhas de ações prioritárias paro o uso racional desses medicamentos e as diretrizes para melhoria da qualidade de vida da população e do complexo produtivo na área da saúde.
 
» RENAME 2006 orienta estados e municípios a reverem suas listagens de medicamentos
A revisão e atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) chegou ao domínio público em dezembro de 2006, mas pouco foi discutido a seu respeito. Além de publicada em formato de livro, a RENAME também encontra-se on line no Portal do Ministério da Saúde, com uma ferramenta de consulta pelas diversas indicações terapêuticas. Atualmente o Ministério está imprimindo mais exemplares da RENAME, a idéia é que todas as secretarias de saúde tenham acesso à relação a fim de que elas adotem a RENAME como referência para a oferta de medicamentos nos serviços de saúde.
 
» Notas
» Plantas nacionais com potencial de mercado
» Anvisa autoriza registro de anticoncepcional oral genérico

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres e Matheus Fierro | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: