IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0045 - 09 de maio de 2007

» Pan 2007: dengue tipo 4 ameaça sucesso de evento esportivo no Rio
 
Faltando apenas dois meses para o início dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o IVFRJ On Line começa uma série de matérias sobre esse evento esportivo. Para inaugurar o espaço vamos falar sobre um "atleta" microscópico estrangeiro, que já ameaça ser a grande zebra dos jogos. O vírus da dengue do tipo quatro pode chegar em nosso país inoculado em algum esportista ou turista, provocando uma epidemia grave da doença. Para garantir uma incidência mínima da doença durante os jogos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas atividades que visam inibir os focos do mosquito Aedes aegypti.
   
» Um novo fármaco para tratar a hipertermia maligna
 
A busca de um novo medicamento para o tratamento da hipertemia maligna é o trabalho ao qual se dedica o professor Roberto Takashi Sudo e sua equipe do Laboratório de Farmacologia do Acoplamento e Excitação-contração Muscular, no Departamento de Farmacologia Básica e Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Em entrevista ao IVFRJ On Line, ele fala como a pesquisa pode resultar num fármaco mais barato e com solubilidade aumentada em relação ao que já existe no mercado.
   
» Microbicida fluminense pode agir contra a Aids
 
O gel intravaginal desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense é uma esperança de prevenção da Aids. O triol, substância ativa do gel, é um diterpeno extraído de algas marinhas coletadas no Atol das Rocas (RN), que impede a multiplicação do vírus HIV. Em uma célula sadia, o triol não é tóxico, mantendo-se estável por vários dias e impedindo a multiplicação do HIV caso o organismo seja contaminado, elementos que contribuem para o seu status preventivo.
 
» Campanha pelo uso correto de medicamentos
Estudantes de Farmácia de todo o país realizam neste mês de maio a Campanha Nacional Pelo Uso Correto de Medicamentos. O objetivo é ir às ruas, praças, escolas e hospitais para alertar a população quanto aos riscos do uso indevido de medicamentos e conscientizar sobre a importância do profissional farmacêutico. No Rio, o evento se realizou na Cinelância e mobilizou 60 estudantes que distribuiram folhetos e entrevistaram cerca de 600 pessoas sobre o uso dos medicamentos.
 
» Notas
» Pesquisador Renato Cordeiro concorre à presidência da SBPC
» Governo Lula quebra patente de medicamento anti Aids

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira e Matheus Fierro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: