IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0046 - 30 de maio de 2007

» Pan 2007: controle antidoping
 
Dentro da série sobre os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e os fármacos, o IVFRJ On Line traz mais uma matéria sobre um assunto que é um verdadeiro fantasma para os atletas:  o controle antidoping. Para o Rio 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro realzou exames preventivos de controle de dopagem em todos os atletas com chances de classificação para a competição. Confira a legislação vigente que traz uma relação completa com as substâncias ou agentes químicos monitorados no controle de dopagem.
   
» Exsudato de cajueiro: um fitoterápico que reduz a pressão arterial
 
Um fitoterápico, que reduz a pressão arterial, sem provocar efeitos colaterais e de baixo custo. O que parece sonho para muitos hipertensos está prestes a se tornar realidade. Uma pesquisa realizada com o exsudato de cajueiro desenvolvida pelo Laboratório de Processos Orgânicos, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela professora Cheila Gonçalves Mothé, revelou que o derivado natural extraído da casca do cajueiro, depois de processado, pode ajudar a combater a pressão alta.
   
» O uso correto de medicamentos no tratamento da Dengue
 
Um dos perigos da Dengue está no fato de que alguns medicamentos usados para o alívio dos sintomas da gripe podem conter princípios ativos, como o ácido acetil salicílico, que são contra-indicados para pacientes com dengue. IVFRJ On Line convidou a professora Selma Castilho Rodrigues, do Centro de Apoio à Terapia Racional pela Informação de medicamentos (CEATRIM/UFF), para explicar quais os principais cuidados que devem ser tomados, em caso de suspeita de dengue, no que diz respeito ao uso correto dos medicamentos anti-térmicos e analgésicos, de venda livre nas farmácias.
 
» Notas
» Lula anuncia desconto de 90% em anticoncepcionais
» Estudo aponta cura potencial para hepatite C

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira e Matheus Fierro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: