IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0048 - 18 de julho de 2007

» Seminário Internacional discute a lei das patentes no Rio de Janeiro
 
Nos dias 5 de 6 de julho, a cidade do Rio de Janeiro foi palco do II Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (II SIPID), organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). O evento reuniu, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), especialistas de diversas nacionalidades para discutir o futuro do sistema de patentes à luz da inovação no âmbito dos países em desenvolvimento.
   
» Biotecnologia a caça do vírus
 
Acabar com o período da "janela imunológica" é um dos maiores desafios da hemoterapia mundial. A ciência ainda não descobriu meios de contornar a natureza do vírus e fechar por completo a janela, entretanto, já consegue reduzir a uma pequena fresta o intervalo ente a infecção e a detecção do vetor. Os Testes de Ácido Nucleico (NAT) são importantes atores biotecnológicos ao estabelecerem uma metodologia mais precisa para indicar, na corrente sanguínea, a presença de vírus para inúmeras patologias. Participante da pesquisa, o professor Rodrigo de Moraes Brindeiro, do Laboratório de Virologia Molecular, da UFRJ explica as vantagens desse processo.
   
» Entrevista Eloan dos Santos Pinheiro
 
O IVFRJ On Line traz nesta edição uma entrevista com a ex-diretora executiva de Farmanguinhos/Fiocruz, que também atuou como consultora e Senior Technical Officer da Organização Mundial da Saúde (OMS). Envolvida em questões polêmicas como o preço dos tratamentos com Anti-retrovirais, Eloan acredita na produção nacional de fármacos e "considera isso uma necessidade estratégica para o Brasil". Nesta entrevista, ela fala de seus planos para o futuro e faz um balanço de sua trajetória profissional.
 
» Fiocruz terá novo centro para produção de medicamentos
Com inauguração prevista para 2009, o Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR) de Biomanguinhos permitirá a fabricação de remédios que, pelo alto grau de tecnologia necessário, não podem hoje ser produzidos no país. Com 15 mil metros quadrados, sendo 9 mil dedicados a laboratórios, o centro vai atuar na pesquisa de medicamentos estratégicos para a política de saúde pública, como aqueles utilizados no tratamento de doenças como câncer, AIDS, hepatites B e C, além de anemias associadas à insuficiência renal crônica.
 
» Notas
» Sistema inFAPERJ amplia serviços on-line
» Programa Nacional de Pós-Doutorado será lançado ainda em 2007

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira e Matheus Fierro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: