IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0051 - 02 de outubro de 2007

» Pesquisadores estudam potencial biológico da fibra de côco
 
O côco verde é alvo de estudos que têm revelado promissoras possiblidades terapêuticas. Pesquisadores do Laboratório de Estruturas de Superfície do Instituto de Microbiologia da UFRJ vem demonstrando que o extrato aquoso bruto da fibra de C. nucifer, popularmente conhecido como côco "olho-de-cravo", tem características antibacteriana, antiviral, antitumoral e antileshimanial. Em entrevista ao IVFRJ On line, a professora Celuta Sales Viana, uma das coordenadoras do projeto, explica os principais pontos da pesquisa.
   
» 5º RIOPHARMA: Em busca do melhor exercício da profissão farmacêutica no século XXI
 
De 19 a 22 de setembro foi realizado, no Centro de Convenções do Hotel Glória, o 5° Congresso RIOPHARMA. Organizado pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ) e pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), o evento reuniu dezenas de especialistas, pesquisadores, autoridades e dirigentes de entidades e órgãos públicos para discutir o melhor exercício da Farmácia no século XXI. "Humanização e Respeito à Vida" foi o tema escolhido para permear os debates do 5° RIOPHARMA.
   
» RIOPHARMA: Erros de medicação e sistemas de segurança do paciente
 
Em palestra apresentada no 5º RIOPHARMA, o gerente executivo da área de Farmacovigilância da ANVISA sugere mudanças e analisa casos de erros de medicação. Para Murilo Freitas Dias, a principal causa dos erros de medicação é a falta de comunicação entre os envolvidos no processo terapêutico. Ele falou sobre algumas atitudes que devem ser tomadas em relação ao assunto e propôs algumas mudanças.
 
» RIOPHARMA: Simpósio de Cuidados Farmacêuticos
O 5° Congresso RIOPHARMA abrigou o Simpósio de Cuidados Farmacêuticos 2007, uma promessa do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ) para este ano e, devido a sua pertinência ao tema central do RIOPHARMA "Humanização e Respeito à Vida", foi incorporado ao evento. O evento, composto de duas palestras, duas mesas-redondas e uma conferência, reuniu sotaques do nordeste, sul e sudeste. Ao todo, dez especialistas revezaram-se para dissertar sobre suas pesquisas científicas e relatar experiências pessoais no âmbito do controle da dor, da atenção farmacêutica e do uso racional de medicamentos.
 
» Insulina brasileira
Parceria entre Farmaguinhos e o Laboratório Indar da Ucrânia abre caminho para a produção de insulina recombinante no Brasil. O Projeto de Transferência de Tecnologia da Ucrânia vai transferir toda a tecnologia de produção de insulina pela via recombinante, desde o microorganismo produtor, o processo de fermentação, a purificação e cristalização da insulina bem como a formulação e obtenção do medicamento injetável. A previsão é que Farmanguinhos inicie a produção em agosto de 2010.
 
» Notas
» Fiocruz e UFRJ oferecem mestrado e doutorado em propriedade intelectual
» Ministério da Saúde organiza encontro para avaliar política de C,T&I em Saúde

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira e Matheus Fierro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: