IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0053 - 06 de novembro de 2007

» Pesquisa revela riscos no uso excessivo de vitamina E
 
Pesquisa do Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz destacou um possível papel antagônico da vitamina E em processos inflamatórios, indicando que a administração de uma dosagem mais alta pode ter como conseqüência a piora do quadro clínico. Os resultados indicam que a vitamina E, quando administrada em altas doses, tem efeito sobre o receptor nuclear PPAR gama – proteínas existentes no núcleo das células e que são importantes na comunicação celular - e permite a inflamação.
   
» 2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos
 
A Universidade Federal de Santa Catarina, de 15 a 18 de outubro, sediou o 2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, que reuniu em torno de 2 mil participantes, de diversos setores da sociedade, para discutir como inserir a prática do uso racional de medicamentos à agenda de saúde do país. Como fruto das reflexões, ao final do evento foi produzida a “Carta de Florianópolis”, documento com um conjunto de diretrizes que pretende racionalizar todas as ações em prol da incorporação do tema às políticas públicas de saúde do Brasil.
   
» Carta de Florianópolis
 
De autoria coletiva, resultado de quatro dias de discussões do 2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, a “Carta de Florianópolis” é a contribuição de trabalhadores de saúde, gestores públicos, docentes, pesquisadores, estudantes e representações da sociedade civil para a construção de políticas públicas consistentes, que assegurem a população brasileira o acesso aos medicamentos e as tecnologias, de forma racional, como parte da garantia do direito à saúde prevista na constituição..
 
» Notas
» Fármacos que vem do mar
» CNPq lança edital do Programa de Cooperação de C&T Brasil-Índia

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: