IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano III - Edição 0054 - 03 de dezembro de 2007

» Novos fármacos com ajuda da ressonância magnética nuclear
 
A Professora Luzineide Tinoco e sua equipe do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, da UFRJ, está iniciando um grupo de pesquisa na área de desenvolvimento de fármacos e usando a ressonância magnética nuclear. Os pesquisadores trabalham com proteínas alvo para o tratamento da leishmaniose e malária e, em breve, darão início a estudos para doença de Chagas e hanseníase. Em entrevista ao IVFRJ On Line, a professora explica como se desenvolve o trabalho e as perspectivas de aplicação da RMN a estudos de metabolismo de fármacos.
   
» PAC da Saúde incentiva pesquisa, produção e acesso aos medicamentos
 
No dia 3 de dezembro será lançado oficialmente o Programa para Aceleração do Crescimento (PAC) na área da saúde. Neste pacote estão incluídas diversas medidas que visam incentivar a pesquisa, a produção e o acesso aos medicamentos para os próximos seis anos no Brasil. Esta nova política para o complexo industrial da saúde foi apresentada por Reinaldo Guimarães, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, no 1º. ENIFarMed –Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em São Paulo.
   
» Mais rigor na prescrição de substâncias anorexígenas
 
A polêmica está lançada. A publicação da RDC 58 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que torna mais rígida e criteriosa a prescrição de anorexígenos, medicamentos comumente usados no tratamento da obesidade, está dividindo opiniões. De uma lado aqueles que concordam que o novo receituário permitirá a primor, acompanhar e aferir outros pontos importantes no controle do consumo de anorexígenos no país. Do outro, especialistas que são completamente contra esta RDC, afirmando que os anorexígenos não tem emprego terapêutico e deveriam ser banidos do  mercado nacional.
 
» BNDES procura projetos sobre doenças negligenciadas para financiar
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social procura projetos de pesquisa que juntem fitoquímica e doenças negligenciadas, mas ainda faltam candidatos. De acordo com o Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos do BNDES, a verba está disponível por meio do Fundo Tecnológico (Funtec). O projeto precisa ser feito a partir da parceria entre uma empresa e uma instituição tecnológica.
 
» Notas
» Lula anuncia PAC da C&T: Capes e CNPq aumentam bolsas
» Edital de auxílio à editoração

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: