IVFRJ On Line - 55ª Edição
Ano III - 17 de dezembro de 2007
Notas

» Edital Programa Nacional de Pós-Doutorado 2007

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD 2007. O objetivo é fomentar às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Serão selecionadas propostas que visem:

I. a absorção temporária de jovens doutores para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas;

II. o reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa nacionais;

III. a renovação de quadros nas universidades e instituições de pesquisa;

IV. o apoio à Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE, à Lei nº 10.973/04 - Lei da Inovação e à Lei Nº 11.487 que disciplina e concede incentivo fiscal ao desenvolvimento de projetos de P&D&I conjuntos de Instituições de Ciência e Tecnologia e Empresas;

V. o apoio às empresas de base tecnológica (EBT´s).

As inscrições estão abertas até o dia 28/02/2008.

Mais informações http://www.capes.gov.br


» Capes abre inscrições para intercâmbio Brasil e Argentina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está recebendo propostas para o Programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina.

Os interessados têm até 15 de fevereiro para enviar projetos. O objetivo é estimular a cooperação acadêmica entre os dois países por meio do intercâmbio de docentes e alunos de pós-graduação.

A parceria tem como público alvo instituições de ensino superior com cursos de pós-graduação recomendados pela Capes e pela Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (Coneau), da Argentina.

Os projetos terão a duração de dois anos, sendo prorrogáveis por mais dois. A Capes oferecerá passagens aéreas internacionais e diárias para missões de trabalho, além de bolsas e passagens para a realização de estudos.

Serão contempladas parcerias universitárias entre, pelo menos, um curso de pós-graduação stricto sensu de excelência, que atuará como entidade promotora, e um curso associado, que será a entidade receptora.

Mais informações acesse:
www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/argentina/centros_associados.html


» SBPC planeja encontro regional em maio de 2008 no Rio de Janeiro

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência deverá acontecer nos dias 6 e 9 de maio de 2008 no Rio de Janeiro. O tema, que também deverá ser confirmado, será “Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. As atividades deverão se concentrar em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, e, provavelmente, em outros municípios da Baixada Fluminense.

As informações foram divulgadas na reunião no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Estiveram presentes, pela SBPC, o presidente Marco Antônio Raupp, o vice-presidente Otávio Velho e o tesoureiro José Raimundo Coelho. A idéia é promover uma grande mobilização das secretarias municipais de Educação, com incentivo à liberação de professores para o encontro.


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: