» |
Professor João Batista Calixto comemora na UFSC |
|
Comemorar três décadas dedicadas
ao ensino, pesquisa, extensão e inovação,
em uma única universidade, e com uma trajetória
rica em resultados não é para qualquer
profissional. Dr. João Batista Calixto, da Universidade
Federal de Santa Catarina, é um exemplo a ser
seguido, um cientista completo. O Professor Calixto
aproveitou a trigésima edição
do Calesbe – o Seminário de integração
do seu grupo de pesquisa – para fazer uma retrospectiva
de sua carreira e promover o encontro “científico” entre
atuais e ex-alunos |
|
|
» |
Censo
da pesquisa nacional |
|
CNPq divulgou os resultados
do novo censo do Diretório dos Grupos
de Pesquisa no Brasil. Realizada a cada dois
anos, a pesquisa apresenta o cenário atualizado
da ciência brasileira a partir de informações
dos grupos de pesquisa. A pesquisa teve a participação
de 21 mil grupos de 403 instituições,
englobando 90.320 pesquisadores e 128.969 estudantes |
|
|
|
» |
Rio
Inovação 2007 |
|
Lançado pela FAPERJ terceira edição
de programa para incentivar a inovação
científica e tecnológica. É o
Rio Inovação 2007 - Pappe Subvenção.
A iniciativa disponibilizará R$ 30 milhões
em recursos não-reembolsáveis para o
financiamento de inovações de base tecnológica
desenvolvidas em empresas do estado. A novidade é que
pela primeira vez as empresas poderão concorrer
diretamente aos recursos alocados no edital, já que
os candidatos não precisarão mais estar
associados a uma instituição de pesquisa. |
|
|
» |
Iniciação à pesquisa
científica conta com 58 mil estudantes |
|
O Brasil possui 800 mil estudantes.
Destes, 28 mil recebem bolsas de graduação
e de ensino médio. Outros 30 mil, são
voluntários na iniciação à pesquisa
científica, é o que revela os dados apresentados
pela Comissão Nacional de Avaliação
da Iniciação Científica do CNPq.
De acordo com a Comissão, o programa de iniciação
científica que o Brasil tem hoje é de
causar inveja a muitos pesquisadores estrangeiros.
Em texto publicado pelo CNPq, o programa poderá,
até mesmo, resolver o problema da falta de pesquisadores
na pós-graduação em algumas áreas. |
|
|
» |
Notas |
|
|