Química Medicinal - Atualizada, Revisada e Ampliada
Por Lúcia Beatriz

A Ciência moderna evoluiu com um ritmo muito acelerado nos últimos tempos. Diante desta dinamicidade tornou-se imperativo que conceitos, princípios e fundamentos fossem revisados e revisitados, pela necessidade de uma atualização compatível com os significativos avanços da Química Medicinal, no âmbito das Ciências Farmacêuticas. É nesse contexto que surge a 2ª. edição - atualizada, revisada e ampliada – do livro “Química Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos”, dos autores Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga, reeditado pela Artmed.

Transcorridos 5 anos desde o lançamento da 1ª edição, inúmeras foram as conquistas terapêuticas ocorridas, e fármacos verdadeiramente inovadores, de distintas classes terapêuticas foram descobertos e introduzidos no mercado. Muitos desses exemplos recentes, sempre que possível, foram incluídos nesta nova edição para ilustrar a evolução das diferentes estratégias de planejamento e desenho estrutural, especialmente aquelas relativas a bioisosterismo, hibridação, anelação e simplificação molecular.

Prof. Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour

A 2ª edição deste livro é resultado do conhecimento gerado dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) e fruto do esforço conjunto e do convívio profissional de professores, alunos e técnicos que através do trabalho cotidiano e do desenvolvimento de teses e dissertações também podem se considerar co-autores dessa obra tão grandiosa.



Química Medicinal falada em português

Nos últimos anos a Química Medicinal avançou e aprendeu não só a pensar, como também a “falar” português. Segundo os seus autores, um dos objetivos desta nova edição é contribuir para a construção de um vocabulário específico da disciplina em nossa língua-mãe, suplantando, dessa forma, vocábulos estrangeiros invasores.

Com brilhantismo gráfico fácil de identificar já pela capa, o livro possui uma integração de texto e ilustrações extremamente útil para a compreensão de questões fundamentais da Química Medicinal. Nesta nova obra reeditada, alguns capítulos foram reorganizados, outros expandidos, bem como novos temas e conceitos acrescentados ao livro.
Uma forma encontrada por Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga de atualizar o livro frente às novas discussões da Química Medicinal moderna.



“Química Medicinal” por Simon Campbell

Química Medicinal tem muitos pontos fortes, em particular a notável habilidade dos autores de analisar e dissecar amplamente o estado da técnica (estado da arte dos temas tratados) e de apresentar seus pontos de vista pessoais e críticos sobre o papel chave que as propriedades moleculares e físico-químicas desempenham na modulação da atividade biológica” – ressaltou Dr. Simon Campbell, ex-presidente da Royal Society of Chemistry e responsável pela descoberta de fármacos inovadores como o sildenafil, na apresentação que escreveu à 2ª edição do livro.

Para ele, a 1ª edição do livro já foi um marco de referência para todos que se dedicam à descoberta de novos medicamentos e esta 2ª. edição é “ainda mais bem-vinda”. Em seu texto, Campbell destaca o senso de autoridade e o rigor científico da publicação e faz uma análise detalhada de pontos principais do livro que considera “prazeroso de ler e difícil de largar”.


Cerimônia de Pré-lançamento do livro

Enfim chegou o momento tão esperado pelos amantes da Química Farmacêutica Medicinal.
Conforme prometido na edição do ano passado da Escola de Verão, os professores Eliezer J. Barreiro e Carlos Alberto Manssour Fraga realizaram, no dia 13 de fevereiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cerimônia de
pré-lançamento da 2ª edição de “Química Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos”.

Os alunos da Escola de Verão vêm de diversas instituições de ensino do país para ter a oportunidade conhecer, ao vivo, os porta-vozes do conhecimento que aprenderam pelos livros.
Desta vez, os estudantes puderam retornar para seus Estados, com uma inovação em sua bagagem, a edição atualizada, revisada, ampliada e, é claro, autografada do que é considerada, por muitos, como a bíblia brasileira da Química Medicinal.

Previamente à sessão de autógrafos, o professor Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da UFRJ e amigo pessoal dos autores, fez uma breve preleção do mais novo candidato à best-seller científico.
Não há nada na literatura que se assemelhe a esse livro, ele não traz a abordagem clássica da doença-tratamento. A 1ª. edição vendou 4.000 exemplares, algo inédito em termos de Brasil, por ser uma obra científica que tem uma certa especificidade”, declarou
o pesquisador que acredita no pleno sucesso internacional do livro, quando, em breve, ele for traduzido para o Espanhol e para a língua inglesa.

Quem ficou atento aos detalhes da festa, pode reparar que o coquetel servido no pré-lançamento foi todo inspirado na temática da Escola de Verão.
Cardápio simples e ao mesmo tempo requintado. Espetinho de frutas tropicais, quitutes recheados com palmito e camarão, e, é claro, uma cerveja bem gelada.
Uma cortesia da Artmed editora, organizada pelo Doce Sabor Buffet.

 

Breve currículo dos autores

Eliezer J. Barreiro

Doutor em Chimie Médicale, Université Scientifique et Médicale de Grenoble, França.
Credenciado pelos Programas de Pós-Graduação em Química Orgânica do Instituto de Química e de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Professor de Química Farmacêutica da UFRJ.
Coordenador Científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio/ UFRJ), do Instituto do Milênio – Inovação e Desenvolvimento em Fármacos e Medicamentos (IM-INOFAR), do Instituto Virtual de Fármacos (IVF) e do Portal do Fármacos da FAPERJ.


Carlos Alberto Manssour Fraga


Doutor em Química Orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ.
Professor Associado da Faculdade de Farmácia da UFRJ.
Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ e da Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biológicas da UFRJ.
Pesquisador do LASSBio, da UFRJ. 


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: