O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 1ª Edição
Cartografia da Produção de Fármacos no Estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro possui uma densidade expressiva na capacidade de produção de Medicamentos/Fármacos no Brasil. São cinco grandes Laboratórios Oficiais: O Instituto Vital Brazil S.A. (IVB), Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica (LQFAE), Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEX), Laboratório Químico Farmacêutico da Marinha (LFM) e Farmanguinhos (FIOCRUZ-RJ). À presença física desses Laboratórios no Estado do Rio de Janeiro soma-se a significativa competência de saber fazer químico do Estado (e.g. Pólo Industrial de Caxias, Xerém, RJ) aliada à alta densidade de pesquisadores ativos no setor, distribuídos entre as diversas instituições de pesquisa no Estado, incluindo as Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa Tecnológica e empresas de base tecnológica, incubadas (start-up) ou não, residentes no Estado do Rio de Janeiro. Sem dúvida possui o nosso Estado do Rio de Janeiro uma das maiores, senão a maior, concentração de pesquisadores/km² do País.

O Estado do Rio de Janeiro apresenta uma geografia favorável para a produção de fármacos no Brasil. É um Estado de dimensões singelas, abrigando diferenças regionais típicas de um autêntico micro-Brasil, com nítido sub-desenvolvimento representado pela região noroeste do Estado que contrasta com a dita Costa Verde mais ao sul. Possui, portanto, diferentes estados de saúde em sua população, com diferentes diagnósticos epidemiológicos, fruto de sua diversidade e multiplicidade social em termos de experiências de vidas. A despeito desta realidade, certamente injusta, possui num estreito espaço físico cinco grandes Laboratórios de produção de medicamentos, com capacitação instrumental e de equipamentos, além de toda a expertise necessária para o desenvolvimento científico e tecnológico no setor de fármacos e medicamentos.

Fazem parte da linha de produtos desses Laboratórios: anti-espasmódicos, antitérmicos, analgésicos, anti-hipertensivos, antibióticos, anticonvulsivantes, antiparasitários e broncodilatadores, antidepressivos, antidiabéticos, antidiarréicos, antinflamatórios, colírios, dietéticos, diuréticos, produtos odontológicos, sedativos, vitaminas, repelentes, entre outros, com diferentes tipos de apresentações farmacêuticas. Produzem, a partir de matéria-prima farmoquímica em sua maioria expressiva importada, alguns dos medicamentos essenciais que viabilizam a prestação de assistência farmacêutica em postos de saúde até aqueles elencados como insumos de hospitais de alta complexidade. Seus produtos farmacêuticos podem ser remetidos aos mais longínquos municípios brasileiros para atendimento de rotina e, até mesmo, de necessidades emergenciais de qualquer unidade hospitalar integrante do SUS.

A implantação dos elos faltantes da cadeia produtiva de Fármacos/Medicamentos encontra espaço favorável no Estado do Rio de Janeiro, merecendo menção a produção otimizada de farmoquímicos diversificados, de elevado padrão de qualidade, capazes de substituir caras importações de insumos, às vezes de qualidade inferior à desejável, que sangram valiosas divisas do Estado. Ademais, através de ações coordenadas, simultâneas, deve o Estado do Rio de Janeiro aproveitar o saber-fazer técnico-científico e a capacidade empresarial existente no Estado do Rio de Janeiro, para construir parcerias responsáveis com o governo, em todas as instâncias necessárias, de forma a viabilizar a inovação farmacêutica como fonte estratégica de captação de divisas de valores expressivos, promovendo a criação de postos de trabalho qualificados o que fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico regional além de diferenciar o setor farmoquímico carioca e fluminense com possíveis reflexos na atração de investimentos estrangeiros desejáveis à expansão de cadeia produtiva de fármacos/medicamentos no Estado do Rio de Janeiro, representando de forma inequívoca, expressiva contribuição ao aprimoramento do índice de desenvolvimento humano do Estado do Rio de Janeiro, significativamente dependente do estado de saúde de nossa população mais carente e necessitada.

Considerando que os medicamentos são bens industriais imprescindíveis às ações governamentais em saúde pública e coletiva, representando os instrumentos da assistência farmacêutica essencial à qualidade de vida da população, assegurando a preservação, manutenção e recuperação da saúde, garantindo-a, com benefícios palpáveis à contínua melhoria de sua qualidade de vida, a existência de todos os elos da cadeia produtiva de Fármacos/Medicamentos é um bem vital para o Estado do Rio de Janeiro e para o pleno exercício da soberania da Nação Brasileira. Mapear nossas competências instaladas, capazes de viabilizar a produção de insumos estratégicos para a indústria farmacêutica, demanda legítima da expressão da nossa cidadania plena, assim como inserir o Estado do Rio de Janeiro no reservado ambiente dos inovadores em fármacos/medicamentos, em meio à beleza invejável de nossas paisagens naturais, é certamente um bom começo! Urge pois, que o construamos explicitando à população do Estado do Rio de Janeiro a vocação maior do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro comprometido com seus inegociáveis direitos à Vida e à Saúde!


Laboratórios no Estado do Rio de Janeiro

IVB - Instituto Vital Brazil S.A.
Presidente: Dr. Oscar Jorge Berro
Endereço: Rua Vital Brazil Filho, n° 64, Santa Rosa - Niterói/RJ
CEP: 24230-340
Fone: (0-xx-21) 27110012 ou 27113131
Fax: (0-xx-21) 27113131 Ramal 48

LAQFA - Laboratório Químico Farmacêutico da Aeronáutica

Diretor: Tem. Cel. Farm.Manoel Rodrigues Martins
Endereço: Rua Cabo Nelson Odir da Silva, s/nº, Galeão
Ilha do Governador - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21941-000
Fone: (0-xx-21) 24620740
Fax: (0-xx-21) 24623825

LQFE - Laboratório Químico Farmacêutico do Exército
Diretor: Cel. Farm. Haroldo Oliveira Gomes
Endereço: Rua Licínio Cardoso, nº 96 - Triagem - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20911-050
Fone: (0-xx-21) 2501-1087
Fax: (0-xx-21) 22619056

LFM - Laboratório Farmacêutico da Marinha
Diretor: CMG (IM) Hildo Silva André Costa
Endereço: Av. Suburbana, nº 315, Benfica, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20911-290
Fone: (0-xx-21) 38607013/0723
Fax: (0-xx-21) 38607013/2859

FARMANGUINHOS - Instituto de Tecnologia em Fármacos

Diretora: Drª Núbia Boechat
Endereço: Rua Sizenando Nabuco, nº 100, Manguinhos
CEP: 21041-250
Rio de Janeiero/RJ
Fone: (0-xx-21) 3977-2454/2455/2456
Fax: (0-xx-21) 22901297

Eliezer Barreiro e Lia Bahia


FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: