O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 1ª Edição
Instituto Virtual de Fármacos do Estado do Rio de Janeiro
Excelências científicas, tecnológicas e empresariais reunidas para a melhoria dos remédios

O Instituto Virtual de Fármacos do Estado do Rio de Janeiro (IVFRJ), coordenado pela FAPERJ, foi lançado oficialmente no dia 3 de outubro de 2003, durante um workshop organizado no Centro de Convenções da FIRJAN. O IVFRJ concentra grupos de excelência nas áreas de medicina, química, produtos naturais, farmacologia e toxicologia, entre outras, com o objetivo de potencializar o conhecimento e a capacidade instalada que existem no estado, desenvolver pesquisas em conjunto e firmar parcerias entre os laboratórios.

Segundo o coordenador do IVFRJ, professor Eliezer Barreiro, o instituto deverá contribuir para recuperar a tradição dos fármacos no Brasil e, também, propor soluções para a questão do acesso da população aos medicamentos. "Os fármacos são instrumentos de manutenção, preservação e recuperação do estado de saúde de uma população, que como bens industriais que são, tem importância estratégica à soberania nacional", define Barreiro.

O grupo de trabalho do IVFRJ é composto por representantes dos laboratórios do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; da Fundação Instituto Oswaldo Cruz; da Farmanguinhos; do Instituto Vital Brazil; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Federal Fluminense (UFF); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Associação Brasileira de Biotecnologia (ABRABI), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas especialidades (ABIFINA), entre outras instituições.

Além de investir no desenvolvimento de novos fármacos, o grupo do IVFRJ pretende identificar quais medicamentos têm patente vencida ou a vencer, de modo a possibilitar criação de um esquema de produção e, em conseqüência, reduzir importações. "Nossos químicos podem construir moléculas novas, iguais ou melhores do que as existentes", afirmou o professor Eliezer Barreiro.


Formato inovador

Institutos Virtuais são o formato dado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da FAPERJ, à política estratégica que visa a potencializar o conhecimento e a infra-estrutura existentes no Rio de Janeiro com o objetivo de criar bens e produtos voltados para as necessidades da sociedade.


Também fazem parte dos objetivos do IVFRJ as seguintes propostas:

.: Identificar, documentar e cadastrar as competências acadêmicas, científicas, tecnológicas e empresariais do Estado do Rio de Janeiro para promover ações integradas na área de fármacos.
.: Implantar ações e parcerias que viabilizem a inovação e a capacitação da sociedade fluminense e brasileira em fármacos, contribuindo para aumentar o acesso da população aos medicamentos.
.: Disseminar conhecimentos em eventos, seminários e cursos regionais e nacionais.
.: Identificar e atrair competências complementares, nacionais ou estrangeiras, visando a ações estratégicas.
Fonte: site da FAPERJ


FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: