O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 12ª Edição
Conselheiros do IVFRJ

François Noel, chefe do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica da UFRJ, é o conselheiro que participa do Painel desta edição do boletim IVFRJ On Line.
Ele afirma que o Instituto tem papel importante para o fortalecimento da indústria farmacêutica no país.

Professor titular e chefe do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica da UFRJ desde abril de 2001, o professor François G. Noel, tem 51 artigos publicados em periódicos científicos especializados e sete em revistas de divulgação profissional.

Doutor pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica em 1982, o pesquisador do CNPq é também secretário geral da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Com mais de 16 teses já orientadas, entre mestrado e doutorado, o professor François é responsável pela etapa farmacocinética-estatística (pela qual é credenciado pela ANVISA) dos estudos de Bioequivalência do Programa de Biofarmácia e Farmacometria da UFRJ. Entre outros projetos, o professor trabalha atualmente com a caracterização da biodisponibilidade de novas formulações no homem, como controle de qualidade de novos medicamentos genéricos.

Como conselheiro do Instituto Virtual de Fármacos, o professor afirma que a criação do IVFRJ foi bastante oportuna "em função da importância estratégica para o país de desenvolver uma política de medicamentos, visando a realização de diversas etapas do processo de Farmacogenia e de produção industrial de medicamentos no país." Segundo ele, assim como houve no passado um investimento para dominar a tecnologia da Química voltada para a questão do petróleo, é necessário que haja iniciativas governamentais para que ocorra o fortalecimento da indústria farmacêutica nacional e um maior investimento das indústrias multinacionais implantadas no país. Para o pesquisador, o Rio de Janeiro reúne condições para que se torne um pólo de tecnologia farmacêutica por reunir competência acadêmica e grande número de laboratórios oficiais.

Sempre acompanhando as edições do boletim on line do IVFRJ, o professor François espera que o "Instituto seja um fórum de catálise de colaboração entre pesquisadores para formar, por exemplo, uma rede de pesquisa qualificada e competitiva para pleitear fundos para a pesquisa e para estimular projetos entre as universidades e indústria".

Dr. François Noel
Instituto de Ciências Biomédicas
Centro de Ciências da Saúde
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Tel: (21) 2562-6732
http://www.farmaco.ufrj.br/laboratorios/lfbm/home.htm

FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: