O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 3ª Edição
Legislação dos Medicamentos
Objetivo é garantir à população acesso aos medicamentos com qualidade e segurança

A política de regulação do mercado farmacêutico no Brasil, que entrou em vigor no dia 30 de outubro de 1998 através da portaria nº 3.976, veio da necessidade do setor de saúde dispor de uma política ligada diretamente à questão de medicamentos. A partir daí, novos decretos e 90 portarias surgiram para garantir à população acesso aos medicamentos com qualidade e segurança.

Depois de cinco anos, o governo federal anunciou uma nova política de regulação para o setor farmacêutico. As novas regras substituíram um protocolo firmado entre representantes do governo e da indústria farmacêutica em 31 de dezembro de 2002. Junto com a nova política, em junho de 2003 foi criada a Câmara de Regulamentação do Mercado de Medicamentos. Composta por representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça, Fazenda e Casa Civil, a CMED tem entre suas principais funções, a regulação do mercado e o estabelecimento de critérios para a definição de ajuste de preços e apresentação de novos medicamentos.

Assim, a medida provisória 123, de 26 de junho de 2003, teve o objetivo de aumentar a concorrência, fortalecer o poder de compra do consumidor e estabelecer regras objetivas para nortear os ajustes e correções de preços para os medicamentos.


Para saber conhecer e saber mais sobre a história da legislação de medicamentos no Brasil acesse:
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/index.htm
http://acd.ufrj.br/consumo/medicamentos.htm


FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: