O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 4ª Edição
Dois em um contra a malária

Parceiro do IVFRJ, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Far-Manguinhos/Fiocruz) é um dos cinco grandes laboratórios oficiais instalados na cidade do Rio de Janeiro. Referência no campo da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, a equipe de Far- Manguinhos trabalha num antimalárico dois em um - fórmula que combina dois antimaláricos em um só medicamento.

Inédita no mundo, a combinação foi desenvolvida como parte do projeto FACT (Fixed Artesunate-based Combination Treatment for Malaria ou Combinação Fixa à Base de Artesunato para Tratamento da Malária), que envolve diversas instituições internacionais sob a coordenação da recém-criada Iniciativa para Drogas para Doenças Negligenciadas (DNDi), resultado da reunião da Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Instituto de Pesquisa Médica do Quênia, Ministério da Saúde da Malásia, Instituto Pasteur, organização Médicos Sem Fronteiras, Organização Mundial de Saúde (OMS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Banco Mundial. O projeto é financiado pela Comunidade Européia.

Atualmente, a resistência desenvolvida pelo parasita causador da doença, o mortal Plasmodium falciparum, é o maior problema no tratamento de pacientes. "Estudos verificaram que o plasmódio causador da doença rapidamente ficava resistente ao antimalárico e que a combinação de dois princípios ativos retardaria o aparecimento de resistência", explica a diretora de Farmanguinhos, Núbia Boechat. "A combinação de 2 em 1 facilita a adesão do paciente ao tratamento, que não precisa tomar dois medicamentos, além de reduzir os custos", acrescenta.

Os primeiros testes relativos ao dois em um registraram resultados animadores em cães e ratos e estão sob análise da Universidade Sains Malaysia, na Malásia. Na segunda fase do desenvolvimento dessa nova associação, a Universidade avaliará a dosagem que, com segurança, pode ser ingerida por voluntários sãos sem causar problemas tóxicos ao organismo. "Se os resultados confirmarem o bom perfil de tolerabilidade dessa associação, prosseguiremos com estudos clínicos em pacientes com malária não complicada no hospital da Universidade de Mahidol, na Tailândia", informa Isabela Ribeiro, consultora do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR).

Por ano, a malária atinge cerca de 250 milhões de pessoas, com mais de dois milhões de óbitos. Em alguns países da África, 10% das mortes de crianças abaixo de cinco anos de idade é provocada por efeitos diretos da malária. No Brasil, são mais de 200 mil casos por ano, com maior concentração na região Norte, considerada endêmica.

FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: