IVFRJ On Line - 46ª Edição
Ano III - 30 de maio de 2007
Notas

» Lula anuncia desconto de 90% em anticoncepcionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou no dia 28 de maio, Dia Internacionalda Saúde da Mulher, em São Paulo , o programa de planejamento familiar que prevê, entre outras medidas, a venda de anticoncepcionais com 90% de desconto nas farmácias credenciadas pelo programa Farmácia Popular. Com o desconto, as cartelas de anticoncepcionais serão vendidas a R$ 0,40. Além disso, haverá um aumento de 125% na oferta dos contraceptivos distribuídos gratuitamente em postos de saúde. A distribuição passará de 20 milhões para 50 milhões de cartelas por ano, e as ampolas dos anticoncepcionais injetáveis passarão de 1,2 milhão para 4,3 milhões. Um investimento de R$ 100 milhões feito pelo Ministério da Saúde.


» Estudo aponta cura potencial para hepatite C

Cientistas da Universidade Virginia Commonwealth anunciaram, em Nova York , uma cura em potencial para a hepatite C - uma infecção viral que é a principal causa de cirrose, de câncer de fígado e dos casos de transplante do órgão nos Estados Unidos.

O uso da droga peginterferon, sozinha ou combinada com o ribavirim, reduziu a presença de vírus no sangue a níveis não detectáveis por até sete anos, afirmaram os pesquisadores. Segundo eles, o estudo sugere com muita ênfase que a hepatite C é uma doença curável. Depois do tratamento 99,6% dos pacientes mantiveram o vírus em níveis indetectáveis por mais de cinco anos.

No estudo, 997 pacientes com hepatite C ou com hepatite C e HIV receberam peginterferon ou a droga combinada com o ribavirim, desses só oito continuaram doentes. Os cientistas monitoraram os níveis do vírus no sangue dos pacientes por até sete anos.

O vírus da hepatite C é transmitido pelo sangue. Poucas pessoas sabem que são portadoras e somente um baixo percentual delas, 25% em média, recebem tratamento. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o número de mortes relacionadas ao vírus pode chegar a 38 mil por ano, ultrapassando os óbitos causados pelo HIV no país.



Fontes: Jornal O Globo




FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: