IVFRJ On Line - 47ª Edição
Ano III - 18 de junho de 2007
Notas

» FAPERJ lança três novos editais

A diretoria da Fundação anunciou no início de junho, o lançamento de três editais: Cientista do Nosso Estado, com 70 bolsas; Jovem Cientista do Nosso Estado, também com 70 bolsas; e Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, que conta com um orçamento de R$ 1 milhão. Este último, ainda inédito, surge como forma de reafirmar o compromisso, por parte do governo do estado, de apoiar pesquisas que resultem em ações positivas para a população fluminense. As inscrições para os três programas poderão ser feitas on line, via InFAPERJ.

Sobre o recém-criado Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, o presidente da Fundação, Ruy Marques, explicou que o objetivo foi "lançar um edital bastante livre, visando ao despertar de idéias, por parte dos pesquisadores, que possam contribuir para mostrar à nossa população a relevância e a aplicabilidade de parte do que vimos produzindo".

Segundo Marques, a concessão de novas bolsas para os outros dois editais é uma forma de procurar atender as necessidades da comunidade científica. Como ficou constatado após a avaliação dos resultados da edição 2006 do programa Cientista do Nosso Estado, havia uma demanda altamente qualificada de projetos que não pôde ser beneficiada naquela ocasião.

Mais informações: http://www.faperj.br

Fonte: Boletim da Faperj


» Capes abre inscrições para Programa Professor Visitante Estrangeiro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu o edital do Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE). A iniciativa objetiva apoiar visitas de média ou longa duração, de professores estrangeiros convidados por cursos de doutorado de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. As inscrições devem ser realizadas pelas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação das IES até o dia 27 de julho.

De acordo com o edital, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: possuir o título de doutor, atuar efetivamente no efetivamente no exterior, não possuir visto permanente no Brasil e ter produção acadêmica relevante; ser capaz de ministrar cursos e conferências e estar apto a dedicar-se em regime integral às rotinas acadêmicas e de pesquisa do curso de pós-graduação; e não ter sido beneficiário do Programa PVE nos últimos dois anos e não acumular o recebimento de bolsa ou benefício de outras agências ou entidades brasileiras.

Para ter acesso à íntegra do edital, acesse
http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/pve.html

Fonte: Boletim Gestão C&T



FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: