O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 5ª Edição
. . : : :   E N T R E V I S T A   : : : . .

WANDERLEY DE SOUZA,
Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

IVFRJ On Line - Inovação é uma palavra chave na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do estado. Que incentivos e/ou programas existem para incentivar esta área?.

Wanderley de Souza - Além do fomento direto aos pesquisadores de universidades públicas, instituições e centros de pesquisa, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolve, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj), dois programas específicos: o PADCT - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o Inovação Rio, ambos em cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Estamos implementando um programa de bolsas de inovação nos mais diferentes níveis. O PADCT-Rio visa modernizar a infra-estrutura das instituições científicas fluminenses enfatizando a instalação de equipamentos de grande porte. Já o Inovação-Rio prevê o apoio a projetos de inovação tecnológica que estejam sendo executados em pequenas empresas.

IVFRJ On Line - Ainda é grande o bloqueio do setor científico em relação ao setor empresarial. O que a Secti está fazendo ou pode fazer para aproximar esses setores?

Wanderley de Souza - Realmente ainda temos dificuldades em chegar ao setor empresarial que de fato faz inovação tecnológica. Creio que o Programa Inovação Rio fará uma melhor aproximação com esse setor. Estamos estruturando melhor a Sub-secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da SECTI bem como a Diretoria Tecnológica da FAPERJ para melhor cumprirmos a missão de apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação tecnológica. A SECTI acabou de instituir uma comissão especial para discutir esta questão.

IVFRJ On Line - Qual sua opinião sobre o programa Institutos Virtuais?

Wanderley de Souza -
Os Institutos Virtuais desempenham importante papel no sentido de agregar grupos e instituições diferentes em torno de determinados temas. Temos dois grupos: uns são mais de natureza acadêmica e outros tratam de temas de interesse estratégico para o Estado do Rio de Janeiro.

IVFRJ On Line - Como as ações dos institutos podem contribuir para as metas da Secti?

Wanderley de Souza - Os Institutos virtuais que atuam em temas estratégicos receberão demandas de diferentes órgãos do governo.

FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: