IVFRJ On Line - 52ª Edição
Ano III - 16 de outubro de 2007
2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

Por Lúcia Beatriz

É com muita expectativa que profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes, gestores da área de saúde e, até advogados, aguardam pelo início do 2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, que será realizado de 15 a 18 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A incorporação do uso racional de medicamentos à agenda de saúde do Brasil será o eixo condutor das discussões, que terão como objetivo principal capacitar profissionais de modo a institucionalizar a prática na prestação de serviços de saúde à população.

15 a 18 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis.

O evento, que já está em sua segunda edição, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e Universidade Federal de Santa Catarina. A realização do Congresso, a cada dois anos, é uma forma encontrada pelo governo para difundir a Política Nacional para Uso Correto dos Medicamentos, promovendo a troca de experiências entre profissionais que atuam nas várias regiões brasileiras e aprimorando a formação de estudantes universitários.

Em sua programação estão previstos cursos, pré-congressos, mesas-redondas, painéis e conferências com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, além da apresentação de trabalhos científicos sobre o tema. Estratégias para promover o acesso e o uso correto dos medicamentos, a regulação econômica e comprovação da eficácia em cima das novas tecnologias, a farmacovigilância, as listas de medicamentos essenciais, a monitoração da propaganda serão alguns dos assuntos abordados durante os quatro dias de evento.


Uso racional de medicamentos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uso racional quando "pacientes recebem medicamentos apropriados às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade". A OMS estima que, em todo mundo, 50% dos medicamentos são prescritos, vendidos ou consumidos de forma inadequada.

"Precisamos de um melhor entendimento do que está acontecendo a nível social do sistema de saúde. O uso racional do medicamento não é só o estudo relacionado com a prescrição e a dispensação, tem a ver com o comportamento humano. É necessário saber qual a percepção da população sobre o medicamento", declarou James Fitzgerald, representante da OPAS no Brasil e também um dos responsáveis pela organização do evento a nível nacional.

Com os temas debatidos, ao longo do Congresso, será possível fazer um levantamento das ações positivas e dos principais desafios a serem superados em torno do uso racional de medicamentos. "Precisamos avaliar o que já está sendo feito, para reorientar as políticas públicas neste sentido", avaliou o Dr. Fitzgerald que acredita na importância do investimento na educação permanente dos profissionais de saúde e da população, no controle da propaganda e na reflexão sobre a eficácia dos medicamentos novos que estão disponibilizados no mercado.


Assunto de interesse nacional

A surpreendente procura pelas vagas no Congresso extrapolou todas as expectativas dos organizadores do evento, demonstrando a relevância do tema e a urgência de ações em prol do uso racional de medicamentos no país. "Ficamos felizes por um assunto importante como este estar atraindo o interesse de tantos estudantes e profissionais", declarou a professora Marlene Zanine, membro da Comissão Executiva Local.

Em torno de 1.850 pessoas estão sendo esperadas para o 2º Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos. As inscrições precisaram ser encerradas para que a infra-estrutura do evento não ficasse comprometida. "Quem não conseguiu se inscrever, não vai ficar de fora das discussões. Toda a programação será transmitida ao vivo, pela internet, por meio de videostreaming e os internautas irão ter a possibilidade de enviar perguntas, por e-mail, para os palestrantes", revelou Zanine.

Para assistir a programação é só acessar a home-page do Congresso (http://www.urm.ufsc.br). A transmissão será realizada em dois formatos, para banda larga e banda estreita, objetivando facilitar o acesso a um público mais amplo. A incorporação de novas tecnologias de mídia, para difundir o uso correto dos medicamentos, evidencia que a racionalidade do evento está presente até na democratização das informações.


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: