O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 6ª Edição
. . : : :   E N T R E V I S T A   : : : . .

CARLOS FERNANDO GROSS,
Vice-Presidente da Firjan e Presidente do Sindicato que reúne a indústria farmacêutica - Sinfar

IVFRJ On Line - O setor farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa, mas mesmo assim não existe um único medicamento 100% brasileiro, considerando todas as etapas de produção. Na sua opinião o que falta para se ter um fármaco totalmente nacional ?

Carlos Gross - A descoberta de um fármaco requer anos de pesquisa e vultosos investimentos nas suas diversas fases até que o produto possa estar disponível para o consumo. Este trabalho de desenvolvimento ocorre em alguns países com centros especializados em P&D com equipes altamente qualificadas; o Brasil ainda não possui a infra-estrutura necessária para este desenvolvimento integral.

IVFRJ On Line - Como estimular o trabalho conjunto entre universidades e empresas considerando a existência de um parque industrial moderno, mas com pouca capacidade de inovação e de outro lado as universidades e os centros de pesquisa farmacêutica abrigando 90% dos cientistas que produzem conhecimento qualificado nesta área ?

Carlos Gross - O exemplo da Bio-Rio junto a Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma experiência positiva da integração da indústria com a academia. Hoje há maior compreensão por parte da Universidade, da importância da indústria farmacêutica e do empresariado para o progresso e a justiça social.

IVFRJ On Line - O senhor concorda com aqueles que dizem que os empresários são muito imediatistas e foram treinados para copiar patentes? E que nossas empresas pouco ou nada investem em pesquisa e desenvolvimento ?

Carlos Gross -
Lógico que não, os empresários são preparados para gerar riqueza, emprego, progresso e desenvolvimento.

IVFRJ On Line - Qual a sua expectativa quanto ao Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro ?

Carlos Gross - Estamos esperançosos de um trabalho produtivo na área de desenvolvimento tecnológico e de apoio às indústrias brasileiras na descoberta de novos produtos.

FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: