O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 7ª Edição
. . : : :   E N T R E V I S T A   : : : . .

PEDRICTO ROCHA FILHO
Presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro - FAPERJ

IVFRJ On Line - Qual sua opinião sobre os Institutos Virtuais?

Pedricto Rocha Filho - Os Institutos Virtuais, tanto na sua concepção quanto na atuação, constituem um importante programa de governo, aliando as competências científica, tecnológica e empresarial a ações proativas para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.

IVFRJ On Line - Quais as metas que o senhor espera ver alcançadas pelos IV's ?

Pedricto Rocha Filho - Um dos objetivos primordiais deste programa consiste em mapear e atrair as competências existentes em instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro, relacionadas de alguma forma com o tema proposto. Outra meta que deve ser perseguida é a promoção da interação e integração efetiva dessas competências e de interesses complementares, públicos e privados, nacionais e internacionais. Espera-se também que este programa contribua como fórum de reflexão interdisciplinar; aponte novos caminhos para estudos e pesquisa no âmbito do tema proposto; propicie a formação e interação de grupos multidisciplinares oriundos de várias instituições; promova a integração de esforços como alternativa à fragmentação e dispersão; seja instrumento de difusão de conhecimentos e experiências para a comunidade científica, tecnológica, empresarial e para a população fluminense em geral. Além disso, tem como objetivo precípuo dar subsídios para a formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação voltadas para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

IVFRJ On Line - Qual a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio ?

Pedricto Rocha Filho - O Programa dos Institutos Virtuais da FAPERJ figura como uma alternativa complementar ao esforço que a FAPERJ vem fazendo ao longo de sua existência para formação de recursos humanos e o aumento da competência e infra-estrutura dos nossos núcleos de pesquisa e produção de conhecimento do nosso estado. Este programa estratégico tem por mérito potencializar o conhecimento, a capacitação e a experiência existente no nosso Estado, através da articulação e integração dessas competências, tanto da área acadêmica quanto da empresarial, em torno de temas centrais definidos como prioritários para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e cultural da população fluminense.

IVFRJ On Line - Além dos IV's existentes, há previsão de outros serem lançados? Quando ?

Pedricto Rocha Filho - Existe uma forte demanda da comunidade científica para a criação de novos institutos em uma variedade de temas de alto interesse estratégico para o nosso Estado. Entretanto, os Institutos Virtuais têm como característica fundamental a excelência tanto dos pesquisadores quanto das instituições associadas, assim como a relevância de cada projeto. Tal fato implica a necessidade de uma avaliação criteriosa por parte da FAPERJ. Vários novos institutos estão em processo de avaliação. Uma das propostas que se encontra em estágio mais avançado de formatação corresponde ao Instituto Virtual associado ao tema da Segurança Pública e Defesa.

IVFRJ On Line - Há novos investimentos previstos para os IV's?

Pedricto Rocha Filho
- Desde o início da nossa gestão, a FAPERJ em conjunto com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), elegeu como uma de suas metas prioritárias resgatar a credibilidade junto à comunidade cientifíca-tecnológica do nosso Estado. Assim sendo, estamos procurando honrar todos os compromissos assumidos com o sistema de C&T em anos anteriores. Além disso, temos firmado vários convênios, especialmente com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), nos quais o estado participa com uma contrapartida de recursos e que nos tem permitido lançar novos editais. O esforço despendido nesse sentido e os recursos já alocados desde o início de 2004 nos permitem visualizar hoje um horizonte mais promissor para os próximos meses, o qual certamente contemplará liberações de novas parcelas dos recursos previstos nos auxílios disponibilizados para os Institutos Virtuais.

FAPERJ


English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: