O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 17ª Edição
Ano II - 18 de agosto de 2005
. . : : :   E N T R E V I S T A   : : : . .

NÚBIA BOECHAT

Diretora executiva de Farmanguinhos

A diretora executiva de Farmanguinhos fala sobre o funcionamento do Escritório de Negócios que vem analisando projetos e produtos farmacêuticos. O acompanhamento criterioso de cada etapa, seja farmacológica ou comercial, ajuda a garantir a qualidade dos medicamentos produzidos dentro e fora da instituição.


IVFRJ On Line Como funciona o Escritório de Negócios de Farmanguinhos?

Núbia Boechat - O Escritório de Negócios vê a viabilidade técnica e econômica de projetos e produtos. São duas linhas diferentes. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento visam virar um produto. E quando o projeto vira um produto ele passa a ser acompanhado por gerente de produto. Cinco gerências fazem parte do escritório: gerência de produtos, gerência de projetos, gerência de inteligência, mercado e custos, gerência de inteligência competitiva e gerência de estudos farmacológicos e clínicos. Nessas gerências estão reunidas as principais funções do Escritório de Negócios, que é multidisciplinar. A gerência de estudos farmacológicos e clínicos, por exemplo, é formada por um médico com experiência em estudos clínicos que acompanha os produtos, e por um profissional de farmacologia que acompanha os testes farmacológicos realizados nos projetos. Temos também dois advogados especialistas em patentes e contratos tecnológicos que atendem o escritório.

IVFRJ On Line - E o que analisa cada gerência ?

Núbia Boechat - Gerência de produtos: bioequivalência, assuntos regulatórios, a evolução do produto dentro da farmacotécnica e depois a estabilidade, metodologia analítica que vai fazer o desenvolvimento do produto/controle de qualidade/período, o registro do produto. Gerência de projetos: cronogramas da parte técnica (projeto de formulação, síntese de produtos naturais (fitoterápicos)). Gerência de inteligência, mercado e custos: analisa os custos, o nível dos intermediários, toda a viabilidade econômica do projeto ou do produto, se são importados ou se estão disponíveis no mercado brasileiro. Gerência de inteligência competitiva: busca de patente e levantamento bibliográfico. Gerência de estudos farmacológicos e clínicos: testes clínicos e farmacológicos dos projetos e produtos.

IVFRJ On Line - Quando começou a funcionar esse serviço?

Núbia Boechat - Desde de 2002 que Farmanguinhos tem um plano de um Núcleo de Gestão Tecnológica, mas sem todas essas características e estrutura. O Escritório de Negócios com essa estrutura atual foi implementado em 2004. Foi um processo gradativo, onde cada parte foi se agregando ao longo do trabalho. No organograma de Farmanguinhos, nossa estrutura se chama Assessoria de Negócios.

IVFRJ OnLine- Qual a importância desse trabalho para Farmanguinhos?

Núbia Boechat - É um trabalho essencial, eu diria. No caso de um projeto de Farmanguinhos que vai virar produto é feito um levantamento geral. Todo o processo leva no mínimo um ano, só depois de tudo mapeado é que a direção decide pelo desenvolvimento do produto. Analisamos também pedidos externos, como um pedido do governo da Rússia que submeteu um projeto para ser analisado pelo escritório. Nesse caso já existia a patente nos EUA. Recentemente tivemos um caso que foi dado como inviável economicamente: a sulfasalazina. Detectamos que eram os intermediários, daí ficava mais barato importar do que produzir.


FAPERJ


LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: