O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 17ª Edição
Ano II - 18 de agosto de 2005
Conselheiros do IVFRJ

Jose Daniel Figueroa Villar,

Coordenador de Pós-Graduação do Instituto Militar de Engenharia - IME -

Nascido na Costa Rica, o professor Daniel Figueroa Villar é o Conselheiro da 17ª edição do boletim online do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro.

O costarriquenho Jose Daniel Figueroa Villar , coordenador de Pós-Graduação do Instituto Militar de Engenharia - IME, é membro titular e presidente da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear - AUREMN e Vice-diretor da Divisão de Química da Sociedade Brasileira de Química -SBQ. Graduado em Química pela Universidad de Costa Rica, UCR, no ano de 1977, Daniel Figueroa, fez Mestrado em Bioquímica também na Universidad de Costa Rica e Doutorado em química pela University of Alberta, em Edmonton no Canadá.

Mais de sete títulos fazem parte da carreira do professor Figueroa. Entre eles o de Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ e Melhor Trabalho de Pós-Graduação na IV Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, AUREMN.

Suas áreas de atuação vão desde modelagem molecular até química de produtos naturais. Trabalhando em diferentes projetos, Daniel Figueroa iniciou seu primeiro e, ainda atual trabalho, sobre Síntese de Compostos Heterocíclicos Bioativos, em 1989. Depois disso, diversos projetos fazem parte do dia-a-dia do conselheiro do IVFRJ: Modelagem Molecular, Síntese, Caracterização e Espectroscopia de Novos Compostos de Coordenação, Planejamento, Síntese e Avaliação Biológica de Novos Antimalariais, Modelagem Molecular, Síntese, Espectroscopia e Avaliação Biológica de Antibióticos Catiônicos, Planejamento e Programação de Novas Sequências de Pulsos, Planejamento de Antídotos para Intoxicação com Compostos Organofosforados Neurotóxicos, Prospecção por Novos Compostos Bioativos entre os Metabolitos Secundários de Fungos, Produtos Naturais de Plantas Brasileiras e seu mais recente projeto, iniciado em 2003, sobre Planejamento, Síntese e Avaliação Biológica de Inibidores da Nucleosídio Hidrolase de leishmania donovani.

Para o professor Figueroa, a situação da área de Fármacos no Brasil está em um momento crucial, onde anos de pesquisas dispersas entre os diversos grupos no país e anos de atividade das indústrias do ramo vão lentamente convergindo para a produção de um fármaco brasileiro e a utilização de tecnologia desenvolvida no Brasil. Segundo ele, "países que são competidores diretos do Brasil no mercado mundial, como China e Índia já produzem alguns fármacos próprios e nós estamos atrás deles, infelizmente." Para o professor Figueroa, só recentemente têm sido dados passos importantes para catalisar este tipo de desenvolvimento, sendo o Instituto Virtual de Fármacos um dos mais importantes.

Daniel Figueroa afirma ainda que conhece principalmente a parte da pesquisa básica sobre fármacos no Brasil, pois é a área onde atua mais intensamente. E a conclusão a que chega é que : "o desenvolvimento de fármacos é um processo altamente multidisciplinar e, seu êxito requer que equipes de áreas de atuação bem diferentes trabalhem em sintonia, cada um fazendo sua parte e ao mesmo tempo interagindo fortemente para atingir, de forma objetiva, as metas definidas. Este tipo de ambiente para o desenvolvimento de fármacos é comum nos centros de pesquisas das grandes multinacionais do ramo, mas no Brasil, as indústrias com este tipo de interesse podem ser contadas nos dedos de uma mão. E elas ainda estão em condições bastante incipientes para encarar este tipo de desenvolvimento."

Sobre o IVFRJ, Figueroa diz que foi criado para catalisar esta interação academia-indústria e entre grupos de pesquisa das mais diversas áreas que se encaixem em projetos para o desenvolvimento de fármacos desde a bancada do laboratório até o armário de remédios do consumidor. "As diversas atividades que o IVF realiza visam este fim, especialmente a excelente série de palestras que foi organizada para os próximos meses. Nesse panorama, o Boletim do IVF é uma ferramenta fundamental para manter informadas as pessoas interessadas, para interessar outras pessoas e suas organizações e para divulgar as realizações do IVF."


Contato
Jose Daniel Figueroa Villar
figueroa@ime.eb.br
Tel.: (21) 2546-7057


FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: