O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 17ª Edição
Ano II - 18 de agosto de 2005
Conferência Regional de CT&I discute propostas para encontro nacional

Nos dias 3 e 4 de agosto, autoridades e representantes de agências de fomento federais e estaduais, centros de pesquisa, universidades e empresas, se reuniram para discutir uma proposta do Sudeste para os rumos de CT&I no País.
Esse encontro, intitulado Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sudeste e promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg Trade Center), em Belo Horizonte.

Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, entre representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O professor Ayres Guimarães Dias (UERJ), membro do Conselho Consultivo do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro (IVFRJ) participou, patrocinado pelo CGEE, representando-o e foi um dos que colaboraram para articular a agenda regional que será levada para a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 16 a 18 de novembro, em Brasília.

O evento nacional definirá ações e projetos para todo o país.

Segundo o professor Ayres Dias, durante toda a conferência, nos diversos grupos de trabalho, foram sugeridas fontes alternativas de recursos para um financiamento adequado tanto para a atividade de ciência básica quanto para a inovação. "Os grandes temas mobilizadores, envolvendo questões como nanotecnologia, biotecnologia e fármacos foram abordados, procurando-se reconhecer competências e agregar valor a áreas insipientes ou incubadas por meio da ação conjunta dos órgãos governamentais, não-governamentais, cientistas e empresários", disse.

A reunião resultou em mais de 120 propostas que darão origem a uma agenda para a implementação de uma política regional de CT&I. O documento será apresentado na Conferência Nacional, em novembro.

Durante o encontro do Sudeste, 19 grupos de discussão levantaram propostas sobre inclusão social, áreas de interesse nacional, gestão e
regulamentação, presença internacional e geração de riqueza.

"De maneira geral a questão do fármaco permeia os grandes temas desta conferência, quer por seu papel na Inclusão Social, envolvendo a garantia da saúde, quer em áreas de Interesse Nacional e Gestão e Regulamentação envolvendo a exploração e patenteamento de recursos naturais amazônicos inexplorados interligados a cadeia produtiva do medicamento", afirmou o professor Ayres.


Papel articulador

Na opinião do professor Ayres "O IVFRJ no seu papel de articulador de ações conjuntas envolvendo a cadeia produtiva do fármaco no Estado do Rio de Janeiro, pode participar desse momento particular da história do desenvolvimento industrial em nosso país onde o governo acena com um modelo industrial novo, envolvendo pela primeira vez academia, governo e iniciativa privada. A concentração de competências do estado nesta área aliada ao reconhecimento do governo e da sociedade da importância da inovação neste setor econômico vem ressaltar a urgência da unificação de ações e identificação de parceiras e redes de ação tecnológica para o setor. Este estado pode e deve responder a altura das grandes questões envolvendo a saúde e a soberania da nação brasileira, estando a altura dos grandes desafios industriais e tecnológicos do século XXI".



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: