O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 19ª Edição
Ano II - 28 de setembro de 2005
Aprovado projeto Rede Inovação e Desenvolvimento em Fármacos e Medicamentos
Programa Instituto do Milênio do MCT vai liberar 4 milhões para projeto

A proposta de criação do Instituto do Milênio Inovação e Desenvolvimento em Fármacos e Medicamentos submetida ao CNPq no âmbito do Edital 01/2005, foi aprovada. Liderados pelo professor Eliezer Barreiro, coordenador do LASSBio, da UFRJ, e do Instituto Virtual de Fármacos, um grupo de pesquisadores brasileiros enviou o projeto motivado pela importância dos fármacos e medicamentos como instrumentos de preservação, manutenção e promoção da saúde. O objetivo é organizar e articular em rede nacional, as competências acadêmicas e o setor empresarial farmacêutico e farmoquímico do País, contribuindo para nossa capacitação em inovação farmacêutica e no desenvolvimento de fármacos genéricos.

O valor aprovado para o projeto foi de 4 milhões e segundo o professor Eliezer, pretende-se que o Instituto atue em consonância com recomendações governamentais, tendo a participação de gestores e pesquisadores de empresas do setor farmacêutico, além da assessoria de representantes das agências de fomento e reguladoras.

O grupo acredita que o instituto contribuirá para a aproximação entre as competências acadêmico-científicas e empresariais disponíveis, criando condições para a redução, contínua e progressiva, da dependência externa neste setor industrial estratégico, além de promover a autonomia técnico-científica do Brasil na área, essencial à emancipação deste importante setor. “O acesso ao medicamento representa um fator de inclusão social que depende da disponibilidade do fármaco - princípio ativo contido no medicamento - que em 85% dos casos é de origem sintética. Neste cenário, configura-se a importância do know-how em fármacos e medicamentos para viabilizar as políticas de saúde autônomas, necessárias às demandas das Nações soberanas”, explica Eliezer Barreiro.


Formação de redes de pesquisa


O Programa Institutos do Milênio, com recursos na ordem de R$ 90 milhões, destina-se a promover a formação de redes de pesquisa em todo o território nacional em busca da excelência científica e tecnológica em qualquer área do conhecimento, assim como em áreas priorizadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.


FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: