O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 19ª Edição
Ano II - 28 de setembro de 2005
Secti, Finep e FAPERJ lançam Rio Inovação II
Programa Instituto do Milênio vai liberar 4 milhões para projeto

Passado menos de um ano da outorga dos contemplados na primeira edição do edital Rio Inovação, a FAPERJ volta a dedicar seus esforços para o apoio às soluções inovadoras que beneficiem o setor produtivo no estado. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), através da FAPERJ, lançaram, em setembro (13/9), a segunda edição do edital Rio Inovação.

O edital, que contará com recursos da ordem de R$ 13 milhões, tem o objetivo de induzir a aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas fluminenses. Além disso, o proponente deverá comprovar que o objeto de inovação presente em seu projeto está na fase de protótipo ou em vias de ser colocado no mercado.

Desta vez, o conteúdo do programa sofrerá ligeiras modificações a fim de garantir mais agilidade na avaliação e no processo de seleção das propostas. É esperado um número de propostas superior ao do edital anterior. O prazo de inscrição deverá ser de 30 dias a contar da data do lançamento.

O Rio Inovação II tem quatro áreas de interesse, que são: Agronegócios, Biotecnologia, Saúde e Energia. Elas contarão com recursos de seus respectivos fundos setoriais. Já os recursos do Fundo Verde Amarelo poderão contemplar outras áreas. Nas citadas áreas de interesse, o Governo do Estado do Rio de Janeiro privilegiará os projetos sobre produtos orgânicos, fruticultura, desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças humanas e animais, fitoterápicos, quimioterápicos, equipamentos médicos, aquecimento de água e geração de energia para unidades rurais, bem como softwares aplicados às áreas de interesse deste edital.

Lançada em dezembro de 2003, a primeira edição recebeu 108 propostas - das quais 20 foram selecionadas. O conteúdo do novo programa sofreu ligeiras modificações a fim de garantir mais agilidade na avaliação e no processo de seleção das propostas. É esperado um número de propostas superior ao do edital anterior.


Caráter inovador


Uma das novidades do processo de seleção será a obrigatoriedade de preenchimento de um formulário, no qual os proponentes deverão indicar o caráter inovador do protótipo/produto e os eventuais benefícios econômicos e sociais para o Estado do Rio de Janeiro. Ficará mantida a exigência de que o proponente seja pessoa física, com graduação em qualquer curso de nível superior. Além disso, o proponente deverá, por meio de curriculum vitae, comprovar a experiência necessária para desenvolver o projeto proposto. A empresa deve, por outro lado, comprovar que tem expertise na área em que o projeto se insere.

Experiências semelhantes têm sido desenvolvidas no Brasil, fruto da mesma parceria com a Finep/MCT e os Fundos Setoriais. O edital da FAPERJ inova ao restringir seu apoio aos projetos que apresentem um protótipo, produto ou serviço, com uma solução tecnológica.


FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: