O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 21ª Edição
Ano II - 11 de novembro de 2005
Conselheiros do IVFRJ

Marco Aurélio Martins,

Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e Chefe do Laboratório de Inflamação, do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica, do Instituto Oswaldo Cruz.

Marco Aurélio Martins é o conselheiro do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro apresentado no painel desta edição.

Nascido em Ribeirão Preto (SP), em 1956, Marco Aurélio Martins se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, UFC, em 1981. O curso de Especialização em Biociências Nucleares o trouxe para o Rio de Janeiro, mais precisamente para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde cursou como bolsista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O Mestrado em Biologia é também pela UERJ e teve como título "Envolvimento de Mecanismos Histaminérgicos no Edema Pulmonar Malárico provocado por Plasmodium berghei".

Em 1991, completou seu doutorado em Biologia Celular e Molecular, na Fundação Oswaldo Cruz, com o título "Papel do PAF na Resposta Inflamatória de Origem Imunológica e não imunológica". Para fazer os pós-doutorados, ele escolheu a Grã-Bretanha. O primeiro, no The William Harvey Research Institute (WHRI), de 96 a 97 e outro no Imperial College, (IC), finalizado em 1998. Ambos como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ.

Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, Chefe do Laboratório de Inflamação, do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica, do Instituto Oswaldo Cruz. Atua também como editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research; membro suplente do Comitê Assessor (BF) do CNPq e membro da Câmara Técnica de Pesquisa do IOC-FIOCRUZ.


Sobre o Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro

"O IVFRJ é muito bem vindo porque cada vez mais se credencia como instrumento ágil e poderoso de articulação e aproximação entre os órgãos de fomento oficiais, a indústria farmacêutica e os setores de competência acadêmico-científica presentes no Estado e no Brasil. Esta parceria é diagnosticada por todos como fundamental para que se possa viabilizar um modelo diferente deste que predomina hoje no país. Constituímos um mercado consumidor de medicamentos formidável, com elevado custo econômico e social, mas não conseguimos montar políticas minimamente consistentes, que favoreçam a inovação tecnológica na área de medicamentos de forma estável e duradoura.


Contudo, o momento é altamente favorável para o estabelecimento de tais políticas. As estatísticas demonstram que temos conseguido melhorar progressivamente nossa produção científica e nossa capacitação de pessoal qualificado nos últimos dez anos. Neste quadro, o Rio de Janeiro encontra-se em posição bastante privilegiada, dado que se encontram aqui instaladas fortes universidades e centros de pesquisa oficiais com reconhecida excelência na pesquisa, produção e controle de qualidade na área de medicamentos. Aqui temos também um número substancial de empresas de base nacional e multinacional voltadas para o setor farmoquímico e farmacêutico o que pode, aliado a uma política correta de investimentos, ajudar a transformar o Rio num pólo de inovação e produção referencial na área de desenvolvimento de novos medicamentos. O desafio para o IVF, portanto, não é trivial, mas a motivação dos diferentes agentes é enorme. Não podemos desapontar.

O boletim IVFRJ On Line é uma excelente a iniciativa. A divulgação eletrônica entre os pares de idéias, conceitos e oportunidades, com objetividade e clareza, é uma estratégia inteligente e barata que certamente vai contribuir para o esforço integrativo do IVFRJ."



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: