O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 23ª Edição
Ano II - 21 dezembro de 2005
Alerta vermelho para o Paracetamol

Analgésico e antitérmico comum em todo o mundo, o paracetamol foi alvo de estudos que comprovaram que este fármaco tem trazido alguns riscos para a saúde. Duas pesquisas divulgadas no exterior esclarecem os problemas que podem ser causados por esse medicamento.

A primeira, divulgada pela revista New Scientist, mostra que o paracetamol se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos. A proporção de problemas no fígado causados pelo analgésico chegou a 51% do total em 2003. Os cientistas responsáveis pelo estudo chegaram à conclusão de que 20 comprimidos de paracetamol por dia são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte. A dose máxima recomendada é de oito.

O consumo de paracetamol em mulheres grávidas também deve ser reduzido, de acordo com um estudo da revista Thorax, do Reino Unido. Com a pesquisa, chegou-se a conclusão de que o consumo elevado do analgésico pode causar problemas respiratórios no bebê. A conclusão dos especialistas é que mulheres entre a 20ª e 32ª semanas de gravidez que ingerem diária ou freqüentemente paracetamol têm o dobro de risco de que seus filhos desenvolvam doenças respiratórias quando estiverem com três anos e meio de idade.

No entanto, a Sociedade Torácica da Grã-Bretanha assegura que "por enquanto, o paracetamol é considerado, apesar de tudo, o analgésico mais seguro para as mulheres grávidas".

No mês de novembro, o Governo norte-americano pediu atitudes mais enérgicas nos produtos que contenham o analgésico, recomendando ainda que a frase "Contém paracetamol" tenha destaque nas embalagens dos medicamentos.
.



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: