O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 23ª Edição
Ano II - 21 dezembro de 2005
"O Jardineiro Fiel" lança polêmica no mercado farmacêutico

Dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, o longa-metragem "O Jardineiro Fiel" explicita ao mundo o lado negro de uma hipotética empresa farmacêutica. A história do filme gira em torno dos métodos adotados por esta empresa que, instalada na África, utiliza seres humanos como verdadeiras cobaias para os testes de seus produtos. A atriz principal tenta investigar e denunciar a exploração dos africanos pela indústria e acaba assassinada, juntamente com seu assistente.

Veracidade ou mera ficção, a polêmica foi lançada e faz fervilhar o mundo dos fármacos e medicamentos. De acordo com o professor Antônio Paes de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (Abrabi), atitudes desses gêneros não ocorrem no Brasil. "Aqui não existe isso. Até porque se alguém pensasse em utilizar esta forma, teria que ter autorização da Anvisa e de outros órgãos. Coisa que não aconteceria."- afirmou.

O filme criou muitas polêmicas também com o "suborno" de médicos e funcionários que, cientes da medida ilegal, trabalhavam sem dar importância à prática ilícita. "O filme mostra um banditismo completo. Infelizmente com pessoas que se deixam corromper é difícil ter um trabalho honesto, mas volto a afirmar que no Brasil esse tipo de teste não acontece."- comentou Antônio.

Antônio Paes de Carvalho acredita que cada vez mais os testes de medicamentos serão realizados em laboratórios. "Vejo esses testes em seres humanos como uma forma totalmente ilícita e anti-ética. Se até a utilização de animais é cercada de cuidados, imagine utilizar humanos. A tendência pré-clínica é cada vez mais utilizar os laboratórios para a realização desses testes."- concluiu.
.



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: