O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 23ª Edição
Ano II - 21 dezembro de 2005
Automedicação: o grande risco dos produtos naturais

"Se é 100 por cento natural, não faz mal à saúde". Esse lema parece ser coisa do passado quando se trata de produtos naturais e seus benefícios. Atualmente, alguns fatores desmistificam a idéia de segurança total no uso de plantas medicinais em tratamentos de saúde.

O principal deles pode ser a falta de informação do usuário em relação aos produtos. O professor Valdir Veiga Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que teve recentemente publicado pela revista Química Nova o artigo "Plantas Medicinais: cura segura?", afirmou que grande parte dos consumidores desses produtos acredita que os remédios são realmente seguros por serem naturais. Para Valdir isso se deve à "difusão de informações errôneas sobre os efeitos das plantas medicinais" vista na imprensa.

Este fenômeno causa nas pessoas a falsa impressão de segurança e as encoraja para a automedicação que, segundo estudos realizados no Reino Unido e na Alemanha, não é informada aos médicos particulares por mais da metade dos usuários.

De acordo com o artigo, a hipersensibilidade é um dos efeitos colaterais mais comuns causado pelo uso de plantas medicinais. "Ela pode variar de uma dermatite temporária até um choque anafilático", informa a publicação.

Para os pesquisadores é necessário ainda que se evitem longas terapias, pois o uso de produtos naturais não significa ausência de efeitos colaterais ou tóxicos. Além disso, não é aconselhável o consumo de plantas medicinais por crianças e gestantes, indivíduos considerados vulneráveis para o uso destes medicamentos.
.



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: