O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
Biografias
Links
Notícias
Sala de Leitura
Cadernos do IVFRJ
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Universidades
Laboratórios Governamentais
Laboratórios Privados
Institutos

Cadeia Produtiva
Histórico
Estórias

IVFRJ On Line - 24ª Edição
Ano II - 19 janeiro de 2006
Dr. Jerson Lima ganha prêmio mundial

Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dr. Jerson Lima Silva é um dos ganhadores do Prêmio TWAS 2005, oferecido pela Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

O brasileiro foi o vencedor em Biologia junto com o chinês Huanming Yang, do Instituto de Genômica de Pequim. Os ganhadores receberão US$ 10 mil cada, além de uma placa personalizada, que serão entregues durante a próxima reunião da Academia, em setembro, no Rio de Janeiro.

O prêmio é concedido anualmente a pesquisadores de países em desenvolvimento em oito áreas: Ciências Médicas, Agricultura, Biologia, Química, Física, Engenharia, Matemática e Ciências da Terra.

"Essa homenagem reconhece uma obra que começou a ser construída junto com meus professores da fase escolar, até chegar a todos os mestres e orientadores que guiaram a minha carreira científica."

Lima Silva em entrevista à Agência FAPESP.

Lima Silva, que também é diretor científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), recebeu o "TWAS 2005" pelas pesquisas pioneiras sobre o enovelamento protéico e a interação entre proteínas e ácido nucléico. Os estudos sobre estabilidade de partículas virais e outros agregados protéicos, usando altas pressões hidrostáticas, podem resultar em novos métodos de obtenção de vacinas antivirais.

O pesquisador foi o quarto brasileiro a ser premiado pela TWAS. A geneticista Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), e o matemático Welington Celso de Melo, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, receberam o prêmio em 2003. O médico Jorge Kalil, da Faculdade de Medicina da USP, ganhou em 2004.

Fonte: Agência Fapesp



FAPERJ

LASSBio

English Version
Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: