O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 26ª Edição
Ano II - 23 de fevereiro de 2006
Nova vacina contra Gripe Aviária apresenta primeiros resultados

A cura e prevenção contra a gripe aviária deu mais um passo. Cientistas produziram uma vacina contra o vírus H5N1, causador da doença. Os testes iniciais, feitos em camundongos, apresentaram bons resultados. Com uma técnica de engenharia genética que pode facilmente ser produzida em escala para estoque, no caso de uma pandemia, a nova vacina produzida foi capaz de proteger os camundongos.

O Dr. Suryaprakash Sambhara, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, na Georgia, disse que a nova vacina pode ser feita mais rapidamente do que as vacinas convencionais, podendo também ser produzidas em doses suficientes para proteger as pessoas e regiões em risco.

A vacina é também efetiva contra formas recentes de gripe e não precisa de substância suplementar, ou aditivos, para estimular a resposta do sistema imunológico. - Esta vacina pode proteger os humanos de novos vírus. Nosso objetivo é passar para a fase 1, de exames clínicos - afirmou o Dr. Sambhara.

Atualmente, as vacinas podem levar até seis meses para serem produzidas e são desenvolvidas em ovos de galinha fertilizados. Cientistas estimam que quatro bilhões de ovos seriam necessários para produzir o suficiente para vacinar cerca de duas bilhões de pessoas em todo mundo que estariam em risco.

O desenvolvimento de uma vacina que pode ser produzida fácil e rapidamente é a melhor esperança para prevenir milhões de mortes por uma pandemia da gripe. Autoridades de saúde de todo o mundo temem que o H5N1 sofra algum tipo de mutação, tomando uma forma ainda mais perigosa de transmissão aos seres humanos. Por esse motivo, o desenvolvimento de uma vacina mais eficiente e rápida é visto como fundamental na prevenção de uma epidemia da gripe aviária.


Fonte: Agência Reuters















FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: