O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 27ª Edição
Ano II - 23 de março de 2006
Ministério da Saúde reativa comissão de medicamentos essenciais

Pouca gente sabe que o Ministério da Saúde reativou a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, ou simplesmente COMARE. Em 29 de novembro de 2005, o ministério deu assim início aos trabalhos de atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) de 2002, com uma reunião de um grupo de especialistas. Entre eles o professor François Noël, Chefe do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e membro do conselho do IVFRJ, que representou a instituição no encontro. Ele esclareceu alguns pontos sobre a COMARE para o nosso boletim.


O que é a COMARE?
A COMARE é uma instância colegiada, de natureza consultiva e educativa, de caráter permanente, vinculada ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.


Qual é seu objetivo?
A COMARE tem por finalidade realizar avaliação sistemática da relação dos medicamentos e demais produtos farmacêuticos constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e indicar as alterações necessárias, com o propósito de selecionar aqueles mais adequados para atender as necessidades de assistência à saúde da maioria da população.


O que são Medicamentos essenciais?
Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades de saúde da maioria da população, a um preço que eles e a comunidade possam pagar; portanto eles deveriam estar disponíveis em todos os momentos, em quantidades adequadas e em formas farmacêuticas apropriadas.


Qual é o processo de seleção dos medicamentos essenciais?
Eles são selecionados por sua relevância em saúde pública (Essencialidade), evidência de eficácia, segurança e custo comparativo. Esta escolha deve ser fortemente orientada pelo paradigma da "medicina baseada em evidências". Assim sendo, é a segunda etapa de escolha de fármacos no país, precedida pela seleção reguladora baseada em eficácia, segurança e qualidade (Registro), que raramente faz comparação entre produtos já no mercado ou comparação de custo.


Qual é impacto potencial da RENAME?
A lista modelo serve como guia para o suprimento de medicamentos no setor público, o reembolso com gastos de medicamentos pelos seguros de saúde, as doações internacionais de medicamentos e a produção local dos mesmos. A lista indica as prioridades de todos os aspectos do sistema farmacêutico na saúde pública.


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: