O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 28ª Edição
Ano II - 12 de abril de 2006
UEZO expande as fronteiras acadêmicas do Rio de Janeiro

O secretário Wanderley de Souza esteve no Centro de Ciências da Saúde, no dia 7 de abril e apresentou a conferência "O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – Uezo – expandindo as fronteiras acadêmicas no Rio de Janeiro" no Auditório Hélio Fraga.

Wanderley de Souza comparou a criação da Uezo com a sua experiência na construção de outra universidade – a Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) –, em 1992. “Em 1991, recebi o convite do professor Darcy Ribeiro para participar da organização da Uenf, que é hoje uma das mais importantes universidades do país. Agora, aceitei com emoção a tarefa dada pela governadora Rosinha Mateus de participar desse novo projeto”.

Para o secretário, a instalação da Uezo vai assegurar o crescimento da Zona Oeste e garantir emprego para os universitários. A Uezo foi instalada em uma área do estado, onde, segundo levantamento do governo do estado, 70 mil jovens terminam o Ensino Médio anualmente e não têm um centro de ensino superior público para continuar seus estudos. Com isso, são obrigados a se deslocar para bairros distantes ou até para outras cidades para continuar o seu aperfeiçoamento profissional.

O Centro Universitário da Zona Oeste é a primeira instituição educacional do país a ter cursos tecnológicos planejados especialmente para atender a uma determinada demanda por mão-de-obra especializada. São cursos sintonizados com as oportunidades de emprego que estão surgindo na região com a instalação do Pólo Gás-Químico, em Duque de Caxias, e do Pólo Siderúrgico de Itaguaí e Campo Grande, o incremento das atividades do Porto de Sepetiba e da indústria naval em Angra do Reis, Niterói e São Gonçalo e o crescimento do Pólo Farmacêutico de Jacarepaguá.

Inicialmente serão seis cursos, todos na área tecnológica: Siderurgia; Polímeros; Gestão da Construção Naval e Offshore; Produção de Fármacos; Biotecnologia; e Sistemas de Informação.

As carreiras e o mercado de trabalho
O modelo pedagógico da Uezo também vai inovar na maneira de ministrar os cursos: a partir de convênios e parcerias com instituições como a Fiocruz e as empresas que estão se instalando na região, a parte final da formação dos novos profissionais será ministrada diretamente nas empresas, supervisionada pelos professores do Centro Universitário, uma espécie de residência, como ocorre nos cursos de medicina.

As carreiras nas áreas de produção de fármacos (medicamentos) e de biotecnologia, pretendem atender à indústria farmacêutica, e de Tecnologia da Informação e Comunicação que têm espaço garantido no mercado de trabalho. Tecnólogo em siderurgia, por exemplo, vai atender à demanda por mão-de-obra do pólo siderúrgico de Itaguaí, onde, além da Gerdau, que está ampliando as instalações da Cosigua, começa a se instalar a Companhia Siderúrgica do Atlântico, parceria da Vale do Rio Doce com o grupo alemão Thyssen Krupp.

Já o curso de construção naval vai atender a demanda dos estaleiros que reabriram em Angra dos Reis, Niterói e São Gonçalo. Outra carreira importante para o Pólo Gás-Químico, em Duque de Caxias, é a de Tecnólogo em Polímeros, para atender a demanda por mão-de-obra das indústrias de transformação de plásticos que já estão se instalando na Baixada Fluminense.


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: