O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 32ª Edição
Ano III - 20 de julho de 2006
Instituto Vital Brazil abre Centro de Exposição Permanente

Cobras, aranhas e escorpiões estarão mais acessíveis ao público. O Instituto Vital Brazil acaba de inaugurar o Centro de Exposição Permanente no jardim da entrada principal e passa a fazer parte do roteiro turístico de Niterói. A exposição poderá ser visitada todos os dias em horário comercial e aos fins de semana e feriados até meio-dia. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a inauguração foram lançados cartazes criados especialmente para o público infantil, a partir dos sete anos, com desenhos e linguagem didática para facilitar o entendimento. O trabalho foi feito por equipe multidisciplinar do próprio instituto, envolvendo biólogos, pedagogos e jornalistas.  

Em forma de quiosque, o Centro de Exposição Permanente faz parte do circuito de visitação do instituto, que conta ainda com o viveiro da “Rafaela”, sucuri de cinco metros de comprimento e 90 quilos, famosa pela participação em programas de tevê, como Pantanal, Mad Maria e Caldeirão do Huck. Vivos, os animais estarão expostos em “terráreos” de acrílico. São as espécies mais freqüentes na região sudeste. Entre eles: cascavel, jararaca, jararacuçu, coral, escorpiões e as aranhas caranguejeira, armadeira, marrom e viúva-negra.

E tem mais: um painel educativo e a Biblioteca do IVB, onde há uma pequena mostra de objetos utilizados pelo cientista Vital Brazil, fundador do instituto e responsável pelo desenvolvimento de soros específicos contra o veneno de picadas de cobras. O local é bastante agradável, com bancos ao ar livre e opção de um lazer educativo. Entre as árvores, há até alguns pés de café plantados pelo próprio cientista, que também fundou o Instituto Butantan, em São Paulo.

“A idéia do IVB é facilitar o acesso de pessoas interessadas em saber mais sobre estes animais e trabalhar a educação ambiental, fundamental para evitar acidentes, além de incentivar o interesse científico  dos jovens, como era desejo do cientista”, explica o presidente do Instituto Vital Brazil, Carlos Henrique Minardi Pereira.

Outro serviço oferecido pelo instituto a colégios é o empréstimo de kits para feiras científicas. O material inclui exemplares do livro “Vital Brazil - Traços Biográficos”,  Informes Didáticos e um vídeo produzido no Serpentário e no Aracnário do instituto. Crianças de até 12 anos recebem Gibis do “Sr. Sorinho e os bichinhos venenosos”, que trata das espécies de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias e a produção de soro contra os venenos. Grupos de estudantes podem solicitar palestras com biólogos através do telefone: (21) 2711-9006. Há palestras especiais direcionadas à idade e escolaridade de cada grupo.  Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.ivb.rj.gov.br.

Órgão do governo do estado, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, o Instituto Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros, um dos três fornecedores de soros contra o veneno das picadas de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. O IVB é o único produtor nacional de soro contra aranha viúva negra. Fundado em 1919, o instituto fica na Rua Vital Brazil Filho, 64, Santa Rosa, em Niterói.
 
Conhecendo Vital Brazil

Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu em 28 de abril de 1865. Formou-se em 1891, com 26 anos, no Rio de Janeiro, Doutor em Medicina, defendendo a tese: "Funções do Baço".

Trabalhou como médico na Força Pública e no Serviço Sanitário na cidade de São Paulo e em Botucatu. Nesse período, ele, impressionado com os acidentes causados por serpentes venenosas, resolveu estudar o assunto, desistiu da área clínica e foi convidado a trabalhar no Instituto Bacteriológico de São Paulo, hoje Instituto Adolfo Lutz.

O Dr. Brazil ficou conhecido por sua dedicação à saúde pública e por seu entusiasmo pelos estudos experimentais, que representavam na época o começo das pesquisas no Brasil. Começou, em 1901, em instalações provisórias do Instituto Soroterápico, as imunizações dos cavalos para fazer as vacinas contra a peste e as pesquisas sobre os venenos de serpentes.

Anos mais tarde, esse Instituto passou a se chamar Instituto Butantan e junto com Vital Brazil, seu diretor, ganhou prestígio e importância graças ao trabalho pioneiro do pesquisador mineiro e de seus colaboradores.

Em 1919, após retirar-se da diretoria do Instituto Butantan, Vital foi convidado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro para criar um centro de pesquisas biológicas em Niterói e assim foi fundado o Instituto Vital Brazil.

Vital Brazil Mineiro da Campanha morreu em 8 de maio de 1950, no Rio de Janeiro, aos 85 anos, ainda na direção do Instituto Vital Brazil.


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: