O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 43ª Edição
Ano III - 28 de março de 2007
Notas

» Plantas nacionais com potencial de mercado

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) concluiu, após dois anos de trabalho, a identificação de cerca de 50 mil espécies de plantas no país, e relacionou 775 como "plantas do futuro". Estas se destacam pelo elevado potencial de mercado.

No trabalho, a preferência dos biólogos e agrônomos coordenados pelo MMA foi pelas espécies desconhecidas ou que já estejam sendo exploradas pela economia regional, apesar de ainda não alcançarem projeção de mercado em âmbito nacional.

A previsão é de que a lista completa das espécies, que foram divididas por grupos de uso - ornamentais, alimentícias e frutíferas, fibrosas, medicinais, aromáticas e adequadas para a fabricação de óleos - seja divulgada em breve, no site do MMA.

Mais informações: http://www.mma.gov.br

Fonte: Agência FAPESP



» Anvisa autoriza registro de anticoncepcional oral genérico

Os fabricantes de medicamentos genéricos poderão solicitar o registro de anticoncepcional oral. Com a publicação da resolução RDC nº 16, esse tipo de genérico passa a ser liberado no Brasil. Até então, o genérico de contraceptivo oral não era permitido, porque não havia metodologia suficiente para garantir uma cópia fiel do produto de referência. Essa limitação foi superada nos últimos anos, tornando possível autorizar o registro dos medicamentos.

A nova resolução, que atualiza o Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos, também autoriza a produção de genéricos de hormônios endógenos (para terapias de reposição hormonal) e de imunossupressores (usados, por exemplo, para evitar a rejeição em casos de transplante de órgãos). A resolução entra em vigor em 90 dias.

Atualmente, existem 2.084 medicamentos genéricos registrados na Anvisa. A maior parte é registrada para o tratamento de infecção, dor, inflamação e problemas cardiovasculares.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa



» Nova combinação de medicamentos contra a malária

A organização internacional humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) comemora a introdução de uma nova combinação de artesunato-amodiaquina, em comprimido único, contra a malária, com menos efeitos colaterais e de custo mais baixo. O tratamento, também chamado ASAQ, é o resultado de pesquisa realizada pela instituição sem fins lucrativos Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) em cooperação com o Laboratório Sanofi-Aventis e demonstra como a pesquisa e desenvolvimento podem ser realizadas sem patentes, disponibilizando o medicamento para o domínio público.

Médicos Sem Fronteiras vai começar a usar a dose fixa combinada substituindo o uso dos comprimidos separados em todos seus projetos em que o uso de artesunato e amodiaquina é recomendado e onde a eficácia desta combinação permanece alta. ASAQ é o segundo comprimido 'dois em um' baseado em artemisinina que chega ao mercado, tendo sido lançado após o artemether/lumefantrina. Outras combinações ainda precisam ser desenvolvidas. A combinação artesunato/mefloquina, apropriada para a Ásia e América Latina está em fase de registro na ANVISA, órgão brasileiro. Ela foi desenvolvida pela DNDi em parceria com Farmanguinhos, que vai disponibilizar o medicamento na América Latina. A expectativa é que esta combinação seja disponível ainda este ano.




FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: