O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 44ª Edição
Ano III - 18 de abril de 2007
Notas

» MCT prepara plano para próximos três anos

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está elaborando um plano de desenvolvimento científico e tecnológico para a área com ações que contemplam o período de 2007-2010. De acorodo com o ministro Sergio Rezende, o plano será apresentado para discussão no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

De acordo com o MCT, entre as principais ações do plano estão: a consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; a criação de um ambiente favorável à inovação nas empresas; o fortalecimento das atividades de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o país; e a promoção da popularização e difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população.

O documento também apresenta, entre outros pontos, proposta de regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Mais informações: http://www.mct.gov.br



» Proteína polivalente

Uma proteína conhecida principalmente por regular a sobrevivência de neurônios pode ter um importante papel também na regeneração do fígado, de acordo com pesquisas divulgadas pela revista Science.

O estudo, realizado por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, e coordenado por Melissa Passino, sugere que a proteína, conhecida como p75NTR, poderá ter um papel importante no desenvolvimento de medicamentos para doenças hepáticas.

A p75NTR, de acordo com o estudo, parece ativar as células estreladas hepáticas, induzindo-as à diferenciação em outros fatores de crescimento e na matriz extracelular requerida pelos hepatócitos. A proteína seria, portanto, uma importante ligação entre dois tipos de células fundamentais para o processo de regeneração hepática.

O artigo Regulation of hepatic stellate cell differentiation by the neurotrophin receptor p75NTR, de Melissa Passino e outros, pode ser lido por assinantes da Science no serviço Science Express em http://www.sciencexpress.org.

Fonte: Agência FAPESP




FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: